Folha de S. Paulo


Companhia das Letras adquire parte do catálogo da Cosac Naify

A Companhia das Letras comunicou, na tarde de segunda (21), ter adquirido parte do catálogo da Cosac Naify, que anunciou, em 30/11, seu fechamento até o fim do ano.

À Folha, Charles Cosac, dono da casa que leva seu sobrenome, disse ter sido procurado por diversas editoras dispostas a ficar com os títulos, mas que "gostaria de entregar o que interessa a quem pudesse continuar e tivesse estrutura melhor". E a "mais franca", afirmou, foi a Companhia.

O presidente da Companhia, Luiz Schwarcz, declarou que a negociação começou com "uma abordagem elegante e vagarosa, mesmo que contra a maré". "Queremos acreditar na viabilidade da boa literatura ainda em tempos difíceis", disse à reportagem. "Para quem gosta da grande literatura, não há como manter postura passiva perante o fim do patrimônio literário criado por Charles Cosac e sua equipe."

O acordo, segundo nota da Companhia, "visa perpetuar importante parcela do catálogo da Cosac Naify, sobretudo nas áreas da ficção literária, clássicos, antropologia e literatura infantojuvenil".

A fatia compreende entre 50 e 70 títulos, segundo Otávio Marques da Costa, publisher da Companhia. A lista final não foi divulgada, pois "depende da anuência de autores e detentores de direitos autorais, processo este ainda em curso". Charles Cosac revelou dois nomes que serão herdados pela casa de Schwarcz: Jorge de Lima e Murilo Mendes.

Ele também disse que tem satisfação em dar destino a 70 títulos, "mas ainda faltam uns 1.500". Existem editoras interessadas nas obras de design, fotografias e ensaios, afirma. "O problema é que trabalhamos com séries e elas querem apenas os títulos que vendem. Estou tentando manter as séries unas", disse. "Por exemplo, Ismail Xavier tem 20 volumes –apenas três vendem bem. Ninguém quer os outros 17."

Bruno Poletti - 24.set.2015/Folhapress
SÃO PAULO, SP, 24.09.2015: EVENTO-SP - O empresário Charles Cosac - O estilista Alexandre Herchcovitch lançou o livro que comemora seus 20 anos de carreira, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi, em São Paulo. (Foto: Bruno Poletti/Folhapress)
O empresário Charles Cosac em lançamento de Alexandre Herchcovitch

Endereço da página: