Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Retorno de 'Star Wars' acerta com a mistura de gerações de heróis

Trailer do novo 'Star Wars'

Indo direto ao que interessa: "Star Wars: Episódio 7 - O Despertar da Força" conseguiu. É bacana, equilibrado entre nostalgia e novidade, não se perde em efeitos visuais estéreis e segue fiel ao, digamos, viés filosófico da saga. Diverte e dá vontade de ver os próximos filmes.

Não é pouco. Difícil imaginar a divisão de responsabilidade por esses méritos, mas dá para afirmar que J.J. Abrams, homem por trás de "Lost" e dos recentes "Star Trek", soube tocar o barco sem desfigurar o universo que George Lucas lançou em 1977.

"O Despertar da Força", que inicia a terceira trilogia da saga, tem uma vantagem básica e inegável sobre "Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma", que abriu a segunda trilogia, em 1999.

Ali, a história retornava ao passado, antes dos acontecimentos da hoje chamada trilogia original, que mostrou os episódios 4, 5 e 6 entre 1977 e 1983. "A Ameaça Fantasma" precisou exibir novos personagens, notoriamente menos charmosos. E, pior, se perdeu numa orgia de efeitos visuais.

"O Despertar da Força" se passa 35 anos depois dos acontecimentos do sexto episódio, "O Retorno de Jedi" e traz Luke Sywalker, Princesa Leia, Han Solo e Chewbacca.

Se teve fã que chorou quando Harrison Ford apareceu como Han Solo envelhecido num breve instante dos primeiros trailers do filme na internet, imagine a emoção agora, acompanhando um nova aventura por duas horas.

Mas Abrams sabia que não poderia depender de uma sequência exclusivamente "geriátrica". Então, adicionou um trio de personagens jovens para serem os protagonistas dessa terceira trilogia.

Rey (Daisy Ridley), Kylo Ren (Adam Driver) e Finn (John Boyega) carregam, respectivamente, heroísmo, vilania e humor. Ray é uma catadora de sucata espacial que acaba se unindo a Finn, um desertor das forças do mal, e, sem querer, se envolve na busca por Luke Skywalker, cujo desaparecimento é o ponto de partida da nova trama.

Kylo Ren é do Lado Negro, mas logo o espectador vai perceber que não se trata de um vilão comum. É o personagem mais complexo deste episódio e provavelmente é em volta de sua trajetória que a história deve prosseguir.

É assim que a saga retomou seu rumo, com velhos ídolos e bons rostos novos, principalmente a inglesa Daisy Ridley, a volta das lutas dos sabres de luz e um final impactante para entrar nas antologias –e põe impactante nisso!

STAR WARS: EPISÓDIO 7 - O DESPERTAR DA FORÇA
DIREÇÃO J.J. Abrams
ELENCO Harrison Ford, Daysy Ridley, John Boyega, Carrie Fisher, Adam Driver, Mark Hamill
PRODUÇÃO EUA, 2015, 12 anos
QUANDO estreia quinta (17)

*

Confira especial da Folha sobre a saga "Star Wars":

Editoria de Arte/Folhapress
STAR WARS ESPECIAL
STAR WARS ESPECIAL

Endereço da página:

Links no texto: