Folha de S. Paulo


Economista, filho de Luiz Carlos Prestes exalta bicheiros em livro

Uma obra que exalta o papel de quatro contraventores do Rio de Janeiro –Anísio Abraão David, Capitão Guimarães, Luizinho Drummond e Carlinhos Maracanã–, dois deles condenados pela Justiça, na construção do Carnaval da cidade.

É esse o tema de "O Maior Espetáculo da Terra - 30 anos de Carnaval Carioca" (ed. Lacre, R$ 25,90, 140 págs.), livro do economista Luiz Carlos Prestes Filho, filho do líder comunista.

O lançamento está previsto para a quinta-feira (17), às 19h, na Livraria da Travessa do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), do Rio de Janeiro.

O prefácio do livro –que traz na capa fotos dos quatro bicheiros– é do ex-executivo da TV Globo José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, homenageado em 2014 pela Beija-Flor de Nilópolis, escola de samba da qual Anísio é patrono. A orelha é de Carlos Lessa, ex-presidente do BNDES.

Leo Pinheiro/Valor/Folhapress
01/06/01 - Legislacao Luiz Carlos Prestes Filho e cineasta e o novo superintendente da Secretaria do Estado de Planejamento. Reporter: Daniela Cristovao Foto: Leo Pinheiro/Valor ***FOTO DE USO EXCLUSIVO FOLHAPRESS***
O economista Luiz Carlos Prestes Filho, em foto de 2001

A obra sai no mesmo momento que "Os Porões da Contravenção" (Record), dos jornalistas Chico Otávio e Aloy Jupiara. Na obra, a dupla mostra como três bicheiros (Anísio Abrahão, Capitão Guimarães e Castor de Andrade) saíram dos aparelhos de repressão do regime militar, levando o que aprenderam nas forças armadas para estruturar o jogo do bicho no Rio.

"Fiquei surpreso [com o lançamento do livro de Prestes Filho]. É no mínimo uma incrível coincidência que seja uma capa parecida com a do nosso livro", diz Chico Otávio, repórter do jornal "O Globo".

"É livre o direito de você exprimir a sua opinião. O que não se pode é atropelar os fatos. Existem duas condenações [Anísio e Capitão Guimarães]."

O jornalista se refere aos julgamentos na sequência da Operação Furacão, de 2007, em que a Polícia Federal e o Ministério Público desmontaram uma rede de corrupção envolvendo bicheiros e membros do Judiciário.

Em março de 2012, Capitão Guimarães e Anísio Abraão foram condenados a 48 anos de prisão pela 6ª Vara Federal Criminal do Rio. Em maio do mesmo ano, o Supremo Tribunal Federal concedeu habeas corpus aos dois.

Para Prestes Filho, as relações de seus quatro personagens com o jogo do bicho "são questões de atividades particulares deles".

"A versão do Chico Otávio e do Aloy Jupiara é só a versão deles", diz. "Agora vem um jornalista de 'O Globo' dizer que as pessoas que apoiaram o carnaval tiveram relação com a ditadura?"

Chegaram a circular rumores de que o CCBB cancelaria o lançamento ao ver o conteúdo do livro. A Livraria da Travessa, porém, esclarece que a noite de autógrafos vai acontecer.

Boni disse que só conhece os personagens do livro como "pessoas do Carnaval". "Nesse aspecto, tenho a maior admiração, o resto eu não conheço. Não jogo no bicho nem nunca vi ninguém jogar."


Endereço da página: