Folha de S. Paulo


'Domingo Show' passa audiência da Globo com histórias de superação

O "Domingo Show" já estava na terceira de suas quase cinco horas de duração, ao vivo, às 13h30 do domingo (6), quando o guitarrista paraense Ximbinha (ex-Chimbinha) entrou no cenário com Thábata, vocalista do XCalypso. A banda escolheu o dominical da Record para mostrar uma música inédita após o rompimento com Joelma.

Geraldo Luís, 44, aproveitou para repetir uma notícia que recebera da produção. "E agora, a expectativa do Brasil: obrigada a todos vocês pelo primeiro lugar, novamente", dizia, estendendo a mão esquerda à câmera.

Pelo segundo domingo consecutivo, o programa ultrapassava a audiência da Globo –naquele horário, o musical "Esquenta", de Regina Casé, com Daniela Mercury, Paula Fernandes e MC Soffia.

Desde setembro, o "Domingo Show" tem incomodado, e algumas vezes vencido, a concorrência. O placar, até hoje, conta cinco vitórias para a Record, quatro derrotas e cinco empates.

É um feito inédito nesse horário para a emissora, que apostou na figura popular de Geraldo Luís para "dar vida para o horário" aos domingos.

Jorge Araújo/Folhapress
SAO PAULO SP Brasil 06 12 2015 Geraldo Luis, apresentador do Domingo show na rede Record no ultimo domingo dia 6 Geraldo que tem batido o ibope da Globo aos domingos. Antes,ILUSTRADA Jorge Araujo Folhapress 703 ORG XMIT: XX
Geraldo Luís, apresentador do 'Domingo Show', da Record, no ultimo domingo (6)

O apresentador se notabilizou no vespertino "Balanço Geral", em que comentava reportagens de cidades e crimes acompanhado por um galo, um anão e um assistente fantasiado com a máscara do personagem Pânico –os dois últimos o seguem no domingo.

Na sala em que aguarda para entrar no palco (vai ao ar uma reportagem sobre a reconciliação da cantora Mara Maravilha com o pai), o comunicador inclina-se em direção à repórter e diz que "o problema do domingo está resolvido".

"Luto contra monstros da TV", diz, referindo-se aos concorrentes. Além de Casé, ele enfrenta Celso Portiolli e seu "Domingo Legal" no SBT.

Acredita que antes de seu programa –basicamente, a soma de narrativas de superação, sonhos realizados de personagens humildes e entrevistas com personalidades– "não se contavam mais histórias na TV brasileira".

"A televisão quis ficar moderna demais, e o povo é simples." Ele resume a fórmula do sucesso: contar "histórias do povo", fazê-lo se reconhecer na TV, com uma linguagem de vendedor. "Tenho que fazer algo sensacional para prender o telespectador por quatro horas", explica.

No último programa, a história foi a da cearense ("o Nordeste é um celeiro de histórias maravilhosas") Lindalva, que vivia em uma casa de barro sem banheiro e ficou famosa por um vídeo em que pedia um par de chinelos novos.

Ela realizou dois sonhos na TV: conheceu Beto Barbosa (o rei da lambada) e o mar. Ganhou casa nova, dinheiro para os móveis e uma "transformação" em um salão de beleza. Lindalva ficou atrás de um biombo por duas horas, enquanto a reportagem era contada. Saiu de penteado feito, roupas novas e dentadura. "Sensacional é mudar a vida das pessoas", afirma Geraldo.

O apresentador não acredita que isso possa soar como exploração da miséria. "As pessoas não têm onde pedir e veem o programa de televisão como esperança", conta ele. A produção recebe 7.000 pedidos de ajuda por mês.

IML

A história de Geraldo Luís é de "superações" como a dos personagens que retrata. Nascido em Limeira, foi abandonado pelo pai ainda criança.

Cresceu nos fundos de um prostíbulo, conta, onde a mãe trabalhava como lavadeira. "Vi de tudo que você possa imaginar, meu anjo." Foi engraxate, lavou corpos no IML e tornou-se repórter policial no fim dos anos 1980, após conhecer um famoso radialista local.

Começou na TV em Limeira (a 150 km de São Paulo), num programa "nos moldes do 'Cidade Alerta'". Nessa época, seu nome foi ligado a uma controvérsia: um depoimento na CPI, que, em 2012, investigou irregularidades no fornecimento de merenda escolar, afirmava que o jornalista teria sido pago para produzir reportagens elogiosas à comida da rede pública.

O presidente do inquérito na época, o ex-vereador e atual secretário de finanças de Limeira, Silvio Brito (PTB-SP), afirma que tentou entrar em contato três vezes com o apresentador para colher depoimento, mas não obteve resposta. Disse, no entanto, que não havia provas que embasassem a denúncia. O nome de Geraldo Luís –que nega ter recebido dinheiro– não consta do relatório final da CPI.

À Record, Geraldo Luís chegou em 2007, convidado pelo diretor Douglas Tavolaro. Fez testes e conquistou a vaga no "Balanço Geral".

Oito anos depois e no horário nobre do domingo, conta que quer seguir os passos de Silvio Santos. Sonha com um programa infantil: "Quero colocar uma roda gigante aqui dentro, um carrossel."

NA TV
Domingo Show
QUANDO às 11h, na Record


Endereço da página: