Folha de S. Paulo


Claudia Leitte parte para conquistar o mundo com apoio de Jay Brown e Jay-Z

Claudia Leitte vai anunciar nesta sexta (11) sua nova canção, "Corazon", um single para ser divisor de águas na carreira. Do Atlântico de Salvador para o Pacífico de Los Angeles.

A gravação, que será lançada no dia 17 nas plataformas Tidal e YouTube, tem como convidado Daddy Yankee, o fenômeno porto-riquenho do reggaeton, que já vendeu mais de 18 milhões de discos com sucessos grudentos, o maior deles "Gasolina", estouro mundial em 2005.

Mais do que a própria canção, um turbilhão dançante com personalidade que permite uma conversa entre beats eletrônicos, tambores e cavaquinho, o lançamento para o mercado internacional impressiona por começar a descortinar os parceiros da cantora em sua empreitada além das fronteiras.

Claudia passou a ser agenciada por Jay Brown, o sócio de Jay-Z na Roc Nation, a empresa por trás da carreira de Rihanna, Shakira e Kanye West, para ficar só nesses.

A cantora diz estar adorando o relacionamento com Brown, a quem chama de "meu pequeno buda". "Ele é o cara dos projetos, da grana, das estatísticas. Eu fico só com a arte", conta Claudia à Folha.

Karime Xavier/Folhapress
SÃO PAULO / SÃO PAULO / BRASIL - 08/12/15 -16 :00h - CLÁUDIA LEITTE. lança disco internacional.( Foto: Karime Xavier / Folhapress). ***EXCLUSIVO***ILUSTRADA
Retrato da cantora Claudia Leitte

Ainda antes de gravar uma música da Copa 2014, com Jennifer Lopez e Pitbull, Claudia chamou a atenção de Brown.

Quando soube que ele queria conhecê-la, o produtor estava em viagem pela África. A brasileira pegou um avião para passar apenas 24 horas do outro lado do Atlântico, voltando de lá contratada.

Claudia se dispôs a parar e dar um tempo para compor e gravar em inglês e espanhol depois do último Carnaval, quando pela primeira vez desfilou em uma escola de samba do Rio, na Mocidade. "Gostei muito e repito no ano que vem. Sou rainha de bateria, fica uma conexão com batida forte, tudo a ver comigo."

Morando em Los Angeles, ela aprimora o espanhol estudando muito. Quer parar de fazer shows fora do país apenas para comunidades de brasileiros e encarar de vez o real mercado latino.

"Sempre cantei em inglês, primeiro num 'embromation total'. Gravei cover meio samba reggae de 'D'yer Mak'er', do Led Zeppelin, com uma baianada batucando atrás. Você fica sete horas cantando em cima de trio elétrico, então você passeia por muita coisa. Eu canto Bruce Dickinson, Guns N' Roses, a galera curte, sem preconceito."
time dos sonhos

Quando Claudia começa a falar sobre seus atuais parceiros nas composições e na produção, a lista reúne um "dream team" do pop mais bem-sucedido. Com esse suporte de Jay Brown e Jay-Z, os contatos são os melhores possíveis. Ela já gravou cerca de 30 músicas nos últimos meses, tudo produzido nos EUA e com músicos de lá.

Um de seus produtores é Kuk Harrell. Entre outros hits, é autor ou coautor de "Umbrella" (Rihanna), "Single Ladies" (Beyoncé), "Never Say Never" (Justin Bieber) e "Touch My Body", esta na voz de Mariah Carey.

Claudia diz que aprendeu com gente como ele a entender o tal "sonho americano". "Aquela disciplina, o desejo de ir atrás das coisas e lutar por isso." Ela também compõe com Rodney "Dark Child" Jerkins, o produtor dos últimos trabalhos de Michael Jackson.

Outro nome estelar é Kirby Lauryen, com quem já escreveu quatro canções. "Essa mulher é a simplicidade em pessoa", diz Claudia sobre a compositora de "FourFiveSeconds", lançada neste ano pelo singelo trio Paul McCartney, Rihanna e Kanye West.

Até julho, Claudia deve lançar virtualmente meia dúzia dessas canções, para depois pensar num álbum físico. Para ela, o importante, mesmo saindo da zona de conforto de gravar com seus antigos parceiros brasileiros, é manter seu estilo, "esfuziante".

"Quando menina, na frente da minha casa morava Batatinha, um dos maiores compositores de samba da Bahia. Eu via ali o Paulinho da Viola, os sambistas reunidos. Aí punha uma saia amarela da minha avó, que ficava em mim um vestido tomara-que-caia, Tinha uma escova que era microfone e ficava cantando e sambando para eles. Não tem como tirar isso de mim."


Endereço da página: