Folha de S. Paulo


crítica

Caixa com cinco CD's revisita genialidade de Arnaldo Baptista

Uma parte importante da história da música pop brasileira será redescoberta com o lançamento de "Arnaldo Baptista - Edição Limitada", caixa com cinco CDs da carreira solo do ex-Mutante.

A caixa traz os álbuns "Lóki?" (1974), "Singin' Alone" (1982), "Elo Perdido" (1977), "Faremos Uma Noitada Excelente" (1978) –os dois últimos lançados em 1988– e "Let It Bed" (2004).

Os mais raros são os dois gravados com o grupo Patrulha do Espaço, "Elo Perdido" e "Faremos Uma Noitada Excelente", nunca lançados em CD. A colaboração com o Patrulha durou apenas dois anos, 1977 e 1978, mas rendeu discos muito bons, com pegada de hard rock e progressivo e que estavam fora de catálogo em vinil há quase 30 anos.

Os outros três álbuns são trabalhos solo, mais "tranquilos", minimalistas e melancólicos que os discos com o Patrulha. Arnaldo sempre foi um artista confessional que transmitia, em sua música, as alegrias, tristezas, aflições e dúvidas que experimentava em sua vida. Entre "Lóki?" e "Let It Bed" há três décadas de intervalo, e os discos são reveladores do espírito do músico nesse período.

Reprodução
O músico Arnaldo Baptista. [FSP-Ilustrada-16.11.96]*** NÃO UTILIZAR SEM ANTES CHECAR CRÉDITO E LEGENDA***
O ex-Mutante Arnaldo Baptista em foto de novembro de 1996

O primeiro é uma das maiores obras-primas do pop brasileiro. Lançado em 1974, um ano depois da saída dos Mutantes, é um disco dilacerante, marcado pelo fim do relacionamento dele com Rita Lee.

Mais parece uma sessão de análise musicada, em que a voz de Arnaldo é tão frágil que parece que vai se despedaçar a qualquer momento.

O pop brasileiro nunca foi marcado pela confissão de fragilidade (como a obra solo de Lennon, por exemplo). Nossa música jovem sempre foi solar, festeira e gregária. Mas Arnaldo, aos 26 anos, fez um disco que permitia ao ouvinte enxergar dentro de sua alma.

Um trabalho tão denso quanto lindo, estranhamente bancado por uma imensa gravadora multinacional, a Phillips de André Midani, numa prova de que a indústria do disco no Brasil, até pelo menos o fim dos anos 1970, foi muito mais aberta ao risco do que muitos teimam em dizer.

Box Set Arnaldo Baptista (CD)
Arnaldo Baptista
l
Comprar

Sete anos depois de "Lóki?", no fim de 1981, Arnaldo entrou em estúdio para gravar "Singin' Alone". O próprio título –cantando sozinho– evidencia seu estado de espírito solitário, e pode ser visto como um prenúncio da tragédia de 1º/1/1982, quando o músico se jogou do terceiro andar de um hospital e passou dois meses em coma. É um LP marcado por letras em inglês e quase uma continuação de "Lóki?". Essencial.

Já "Let It Bed" encontra Arnaldo em paz de espírito. Produzido por John Ulhoa, do Pato Fu, o disco permite a Arnaldo ironizar as pré-concepções de muitos sobre ele mesmo, em faixas engraçadas como "LSD" ("Louvado Seja Deus").

Um disco extraordinário, lançado 30 anos após "Lóki?". Ninguém do pop brasileiro foi tão genial por tanto tempo.


ANDRÉ BARCINSKI é jornalista e autor do livro "Pavões Misteriosos" (Três Estrelas)

ARNALDO BAPTISTA - EDIÇÃO LIMITADA
ARTISTA Arnaldo Baptista
GRAVADORA Canal 3
QUANTO R$ 113,90


Endereço da página:

Links no texto: