Folha de S. Paulo


Na Comic Con, Globo lança 'Supermax', seu 'BBB' do crime

O confessionário está lá, assim como uma espécie de quarto branco, "do castigo", e a sala de TV. É nesta última que Pedro Bial fará contato.

Só que, em vez de se comunicar com a "nave 'BBB'", como ele se refere à casa do reality mais famoso do país, sua interação se dará com 12 pessoas isoladas em uma prisão de segurança máxima.

É assim, simulando um "Big Brother" –e usando câmeras do reality–, que "Supermax" flertará com o público.

A nova série da Globo, criada por José Alvarenga Jr., Marçal Aquino e Fernando Bonassi e prevista para 2016, terá pré-lançamento neste sábado (5), às 19h, na Comic Con, em São Paulo, com um debate e uma "HQ" desenvolvida para introduzir a trama.

Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo
Bastidores da serie supermax, da globo exclusivo ilustrada Globo/Estevam Avellar ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Parte do elenco da série antes de começar a gravar no falso presídio

A presença de "Supermax" na feira de cultura nerd se deve ao fato de sua estrutura narrativa conversar com o universo dos games. "O primeiro foco é passar de fase, e para cada uma delas há várias perguntas", conta Alvarenga à Folha, no estúdio onde foi erguida a prisão de 800 m² no Projac, no Rio.

Ele conta que a história é um grande cruzamento de gêneros: terror, policial, ficção científica, drama, thriller.

"É incomum essa mistura toda em um único produto. O público ficará assustado, porque tem hora que ele não sabe o que está acontecendo."

Escritores desses diversos gêneros, como Braulio Mantovani, Carolina Kotscho, Juliana Rojas, Raphael Draccon e Raphael Montes foram convocados para o roteiro.

Na ficção, a penitenciária de segurança máxima está localizada na selva amazônica. É lá que 12 pessoas chegam para disputar, em uma dúzia de capítulos, uma "atração" com prêmio de R$ 2 milhões, mas nem todas terminarão a competição com vida.

"A gente manteve as mesmas características do reality, só que acrescentamos o crime. Enquanto num reality você quer é ver o jogo se formando ou quem você não gosta cair, aqui vai além, porque essas pessoas com que você simpatiza ou não têm uma história de crime", diz Alvarenga, que também dirige a série ao lado de José Eduardo Belmonte e Rafael Miranda.

Os delitos dos personagens serão revelados por suas ações no jogo. O competidor que deseja vencer precisa esconder o crime pregresso.

No elenco estão Cleo Pires, Mariana Ximenes, Erom Cordeiro, Maria Clara Spinelli, Fabiana Gugli, Vania de Brito, Ademir Emboava, Rui Ricardo Diaz, Nicolas Trevijano, Ravel Andrade, Harildo Deda e Bruno Belarmino.

A prisão fictícia tem celas com portas automáticas, escadas e pontes metálicas e refeitório. Também foram construídos túneis subterrâneos para algumas cenas de terror.

Para o diretor, o público se identificará com a história. "Fizemos um programa para TV aberta usando a maturidade dos seriados da fechada."


Endereço da página: