Folha de S. Paulo


ANÁLISE

Sem correria, Weiland conseguia comandar plateias com carisma

O cantor Scott Weiland, 48, morreu nesta quinta-feira (4) em Bloomington, no Estado do Minnesota (norte dos Estados Unidos). Segundo relatos, o músico foi encontrado morto no ônibus de turnê de sua atual banda, The Wildabouts. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Weiland ficou famoso nos anos 90, em meio à explosão da cena grunge de Nirvana e Pearl Jam, por seu trabalho com a banda Stone Temple Pilots, com quem gravou seis discos entre 1992 e 2010. Também foi integrante de outra banda de sucesso, o supergrupo Velvet Revolver.

Nascido em 27 de outubro de 1967 em San Jose, na Califórnia, ele tinha 19 anos quando conheceu o baixista Robert De Leo. Decidiram montar uma banda, que primeiro chamaram de Mighty Joe Young e, posteriormente, Stone Temple Pilots. No início, o som do STP misturava punk com o rock clássico de Led Zeppelin e Kiss, que Weiland e De Leo adoravam.

Steve C. Mitchell/Efe
WEI01 COLUMBUS (ESTADOS UNIDOS) 04/12/2015.- Foto de archivo tomada el 16 de mayo de 2015 del cantante estadounidense Scott Weiland durante su actuación en el festival Rock on the Range en Columbus, Ohio (Estados Unidos). Weiland, de 48 años, conocido por ser el cantante de la banda Stone Temple Pilots, fue encontrado muerto ayer por su representante en el autobús de la gira, según informaron varios medios hoy, 4 de diciembre de 2015. EFE/Steve C. Mitchell ORG XMIT: WEI01
O cantor Scott Weiland durante apresentação em maio deste ano

Quando o Nirvana explodiu, em 1991, o STP acabou incluído no gênero "grunge", junto a bandas de sons tão diferentes quanto Soundgarden, Alice in Chains, Mudhoney e Pearl Jam. Seus dois primeiros discos, "Core" (1992) e "Purple" (1994) tiveram imenso sucesso, especialmente o primeiro, que rendeu os hits "Creep", "Plush" e "Sex Type Thing".

Desde o início da carreira, Weiland sofreu com o vício em drogas, primeiro com cocaína e, depois, com heroína e crack. Passou por inúmeros tratamentos em clínicas e chegou a ser preso. Foi expulso de quase todas as bandas de que participou. Conseguiu a proeza de ser despedido do Velvet Revolver por "comportamento errático". Vale lembrar que o VR era formado por três ex-membros do Guns N' Roses, Slash, Duff McKagan e Matt Sorum, todos frequentadores habituais de clínicas para recuperação de drogados e alcoólatras.

Weiland era considerado um dos melhores cantores de sua geração. No palco, não se mexia muito e evitava a correria intensa de outros cantores, como Eddie Vedder, do Pearl Jam. Mas tinha grande carisma e conseguia comandar plateias imensas. Idolatrava Robert Plant, do Led Zeppelin e, principalmente, Jim Morrison, do The Doors. Chegou a cantar clássicos do Doors com os membros remanescentes da banda. Também venerava David Bowie e seu estilo "camaleônico", e por várias vezes surpreendeu os fãs ao mudar totalmente de visual.

Scott Weiland deixa a esposa, Jamie, e dois filhos adolescentes de outro casamento, Noah e Lucy.

ANDRÉ BARCINSKI é jornalista e autor do livro "Pavões Misteriosos" (Três Estrelas)


Endereço da página:

Links no texto: