Folha de S. Paulo


Com Frank Miller como homenageado, Comic Con 2015 espera 120 mil pessoas

Se cavaleiros Jedi e lordes Sith soubessem que Frank Miller, Adam Sandler, Taylor Lautner, Steve Cardenas e Evangeline Lilly estão em São Paulo, dariam uma trégua na guerra civil e viriam de uma galáxia muito distante para participar da segunda edição da Comic Con Experience (CCXP), a versão brasileira da maior feira de cultura nerd no mundo, a Comic Con de San Diego.

Em 2015, o evento está mais parrudo. E não apenas devido ao aumento no espaço físico -de 39 mil m² em 2014 para 55 mil m² neste ano-, mas também pelos efeitos do sucesso da edição anterior, que teve 97 mil visitantes.

"Expositores e estúdios começaram a enxergar a feira como uma plataforma de lançamentos e apresentação de produtos", diz Ivan Costa, um dos organizadores da CCXP, que espera receber 120 mil pessoas.

Um exemplo disso é a Netflix: em 2014, a empresa norte-americana de streaming de vídeos trouxe três atores de "Marco Polo" para apresentar sua série original; em 2015, são nove integrantes dos elencos de duas séries e um filme.

Entre eles estão Krysten Ritter e David Tennant, de "Jessica Jones", e Alfonso Herrera, ex-RBD e atual Hernando de "Sense8", programa que conta ainda com Aml Ameen e Jamie Clayton -também presentes na CCPX.

PEGADINHA

Nenhum hollywoodiano, contudo, é páreo para o maior herói brasileiro: Ivo Holanda, cujo superpoder é apanhar na TV. No evento, ele relembra as três décadas como ator nas pegadinhas do Silvio Santos.

À parte produções audiovisuais, esta edição terá como convidado de honra o quadrinista Frank Miller, criador de "Cavaleiro das Trevas", "Sin City" e "300".

Ele vem promover "Cavaleiro das Trevas 3: The Master Race", HQ lançada nos EUA em novembro e que chega ao Brasil no início de 2016, pela Panini Comics Brasil.

Outro monstro das HQs a aportar em São Paulo é Dan DiDio, coeditor-chefe da DC Comics. Ele fala sobre os lançamentos e o futuro da casa de Batman, Superman e Mulher-Maravilha.

Mike Sanderz, diretor visual sênior do Central Studios da Activision, revela o processo criativo por trás dos games "Call of Duty: Black Ops 3" e "Guitar Hero Live".

Já Chris Taylor, editor-assistente do site "Mashable", fala sobre "Como Star Wars Conquistou o Universo", obra que revela as influências de George Lucas e os bastidores da criação da franquia.

DISCUSSÕES DE GRUPOS

Assim como na edição de 2014, que contou com painel sobre mulheres no entretenimento, o CCXP 2015 terá mesas dedicadas à diversidade na cultura pop.

"Tem vários assuntos que são muito caros à organização", afirma Ivan Costa. "A questão de ter uma agenda plural com conteúdos de várias áreas é muito importante."

Na sexta (4), a representação étnica é tema de um diálogo que tocará na inclusão de minorias e os estereótipos que tomam a indústria cultural.

No sábado (5), haverá debate sobre a representação da comunidade LGBT na indústria do entretenimento e sua importância no mainstream.

No domingo (6), é a vez das mulheres: convidadas discutem o papel feminino nos produtos de entretenimento.

COMIC CON EXPERIENCE 2015
Quando: qui. (3), 12h às 22h; sex. (4) e sáb. (5), 10h às 22h; dom. (6), 10h às 20h
Onde: São Paulo Expo (rodovia dos Imigrantes, km 1,5)
Quanto: de R$ 120 + um livro (pode ser usado) até R$ 240, na qui. e sex.; esgotado no fim de semana


Endereço da página:

Links no texto: