Folha de S. Paulo


Sony quer transformar curta de brasileiro em longa blockbuster

O curta "The Flying Man"

O próximo super-herói em Hollywood pode ser brasileiro –ou quase isso. Em julho de 2013, o brasiliense Marcus Alqueres, 37, especialista de efeitos visuais em filmes como "300" (2006) e "Planeta dos Macacos: A Origem" (2011), lançou na internet "The Flying Man", curta-metragem sobre um humanoide voador que caça criminosos.

A obra chamou a atenção de estúdios e foi comprada neste mês pela Sony Pictures, que pensa em adaptá-lo a um longa, dirigido por Alqueres.

"Sempre pensei nele como um filme de circuito amplo, com o maior número possível de pessoas para assisti-lo", conta o cineasta à Folha durante uma pausa entre reuniões, em Hollywood.

"The Flying Man" foi visualizado mais de 6 milhões de vezes desde que foi colocado no YouTube e no Vimeo e ganhou elogios do jornal "USA Today" e do chefe de criação da Marvel, Joe Quesada. "Terminei e coloquei na internet no dia seguinte. Uma semana depois, já tinha pessoas de Los Angeles me procurando. Foi uma loucura", lembra.

Divulgação
Cinema: cena do filme
Cena do curta "The Flying Man", do diretor brasileiro Marcus Alqueres

Apesar do assédio, o brasileiro, que morava em Toronto na época e agora faz parte do quadro de diretores da produtora paulista O2, de Fernando Meirelles, preferiu desenvolver o roteiro do longa com Chris Collins ("Sons of Anarchy" e "The Wire") antes de oferecer o projeto em Hollywood. "Recebemos outras propostas, mas analisamos quem chegou com mais vontade de fazer o filme e esse acordo da Sony foi o melhor", diz.

Segundo ele, estúdio pode desenvolver o longa com o brasileiro e Collins por um ano e meio, mas o sinal verde deve vir antes. "Depende do roteiro. Eles sinalizaram que gostaram do que fizemos e pediram algumas mudanças."

Muita coisa pode mudar nesses 18 meses de desenvolvimento, mas Alqueres garante que se protegeu para não ser retirado da cadeira de diretor.

"Não é um filme de caríssimo, principalmente porque queria ter uma retenção criativa e isso seria complicado em um filme de US$ 100 milhões. Como sou um diretor de primeira viagem, teria menos chance de dirigir se fosse um blockbuster."

Mas "The Flying Man" está sendo preparado como tal. "É um filme de ação mais próximo dos longas sobre invasão alienígena que de um 'Superman'", responde Alqueres, que resolveu a transição entre curta e longa-metragem ao focar os humanos da trama.


Endereço da página: