Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Propagandística, biografia de iogue é produção para adeptos

Steve Jobs planejou o seu velório em detalhes –os nomes dos que fariam discursos, os artistas convidados. No final da cerimônia, todos receberam uma caixinha marrom com um presente: o livro "Autobiografia de um Iogue", de Paramahansa Yogananda. A obra, editada pela primeira vez em 1946, era a única que o inovador empresário tinha em seu iPad.

Yogananda (1893-1952) foi um indiano que difundiu a ioga nos EUA na primeira metade do século 20. Usando criativas táticas de marketing, o iogue percorreu o país e chegou a ser recebido pelo então presidente Calvin Coolidge. Imponente, carismático e roliço, ele pouco abordava o aspecto da prática física, tão em voga hoje. Sua ênfase era na meditação, na espiritualidade, no autoconhecimento.

Com uma atmosfera mais reflexiva do que informativa, as cineastas Paola di Florio e Lisa Leeman constroem "Awake: a Vida de Yogananda".

Divulgação
Créditos: Divulgação Legenda: cena do filme AWAKE ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Cena do documentário "Awake: a Vida de Yoganda"

O documentário mistura imagens reais da trajetória do personagem histórico com dramatização de atores. Tem um viés propagandístico e embarca, sem contestação, na divulgação das ideias do guru.

O beatle George Harrison, o músico Ravi Shankar e o médico Deepak Chopra são alguns dos que falam a respeito da importância de Yogananda, que teve entre seus adeptos James Lynn, magnata do petróleo e dos seguros.

Muito antes do movimento pelos direitos civis, o indiano atraiu a ira de conservadores. É pena que o filme não se aprofunde nessas questões e deixe obscuros vários aspectos da vida do guru. Opta por uma linha oficialista e, com uma trilha sonora suave, mergulha no clima iogue. É produção para adeptos.

AWAKE: A VIDA DE YOGANANDA (Awake: The Life of Yogananda)
DIREÇÃO Paola di Florio e Lisa Leeman
PRODUÇÃO EUA, 2017, livre
QUANDO estreia nesta quinta (19)


Endereço da página: