Folha de S. Paulo


Marina Abramovic é processada por ex-namorado e colaborador, Ulay

A artista sérvia Marina Abramovic está sendo processada por seu ex-namorado e colaborador, o alemão Ulay.

Segundo o jornal britânico "The Guardian", a disputa se dá sobre a autoria de trabalhos criados pelos dois.

Abromovic e Ulay terminaram um relacionamento de mais de uma década em 1988, também com uma performance, chamada "The Lovers". Na época, cada um deles caminhou 2.500 km de pontas diferentes da Muralha da China, encontrando-se no meio para se despedirem.

O registro do trabalho, assim como outros criados pelos dois em conjunto, são o motivo do processo judicial que será julgado em Amsterdã ainda neste mês.

Ulay alega que Abramovic violou um contrato assinado em 1999 ao pedir que galerias colocassem apenas o nome dela na assinatura dessas obras. Além disso, diz Ulay, ele recebeu o devido pagamento pelos trabalhos apenas quatro vezes nos últimos 16 anos.

"Ela não é apenas uma parceira de negócios", disse Ulay ao "Guardian". "Nossa obra fez história. Está agora em livros escolares. Mas ela interpretou mal algumas coisas deliberadamente, ou deixou meu nome de fora.

O advogado de Abramovic disse que a artista "discorda completamente" das alegações. "Minha cliente não quer comentá-las, elas são difamatórias."

Eduardo Anizelli/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 09-03-2015, 18h53: A artista servia Marina Abramovic, posa para fotos na festa de inauguracao de sua exposicao, uma grande retrospectiva de suas obras, que foi montada no Sesc Pompeia, em Sao Paulo. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, ILUSTRADA) ***EXCLUSIVO*** ORG XMIT: _NIZ2980.CR2
A artista servia Marina Abramovic na festa de inauguração de sua exposição em São Paulo

Endereço da página: