Folha de S. Paulo


Com abertura de Mar Vermelho, Record ganha de 10 pontos da Globo

A aguardada cena de abertura do Mar Vermelho na novela "Os Dez Mandamentos", nesta terça (10), rendeu à Record uma noite histórica: pela primeira vez a emissora bateu a Globo com dez pontos de diferença na audiência, segundo dados prévios da Kantar Ibope Media.

A trama bíblica de Vivian de Oliveira e direção de Alexandre Avancini marcou na prévia pico de 31 pontos e média de 28 na Grande SP, contra 21 de pico e 19 de média da Globo (cada ponto equivale a 67 mil casas), no horário em que "Os Dez Mandamentos" foi ao ar. No Rio, a Record teve pico de 34 pontos contra 21 da Globo (cada ponto equivale a 42 mil casas).

A inundação também chegou ao Twitter. A cena foi o assunto mais comentado mundialmente em parte da noite desta terça (10), com a hashtag "#MarVermelho".

Enquanto a Record mostrava Deus abrindo o Mar Vermelho para Moisés passar com seu povo, o "Jornal Nacional" exibia um tiroteio na Linha Vermelha, no Rio.

Reprodução
Uma das cenas da travessia do Mar Vermelho na novela bíblica
Moisés (Guilherme Winter) encara as águas do mar Vermelho

O capítulo começou com os hebreus chegando ao mar Vermelho, fugindo do exército egípcio rumo à Terra Prometida. Praticamente um bloco inteiro de "Os Dez Mandamentos" se dedicou a closes no rosto de Moisés (Guilherme Winter) e de seu povo.

Apenas a gravação da cena custou R$ 1 milhão à emissora. O valor não leva em conta gastos com pós-produção e efeitos especiais, encomendados ao estúdio americano Stargate –dos seriados "Heroes" e "The Walking Dead".

O roteiro dessa passagem bíblica, entregue em 2014, começou a ser gravado em junho, com 400 figurantes.

A Record passou os últimos dias anunciando o capítulo como "especial".

As redes sociais da Igreja Universal, à qual a emissora é vinculada, pediam para os fiéis compartilharem o seguinte "meme": "O mar vai se abrir em minha vida também". Outra publicação alertava: "Silêncio neste local das 20:30 às 21:45. Motivo 'Os Dez Mandamentos'".

A reportagem visitou duas sedes da Universal em SP na noite desta terça (10). O cronograma de reuniões não havia sido alterado para incentivar o público a assistir ao folhetim. Na sede da av. João Dias, fiéis começavam a chegar às 18h para a reunião que começaria às 20h.

Na Santa Cecília, às 20h15 ainda acontecia a "sessão do descarrego", que mantinha a previsão de término às 20h45. Uma fiel disse que "sairia correndo" depois da celebração para não perder o capítulo.

Às 20h44, a voz de Deus (César Willian) ordenou a Moisés: "Estenda a mão sobre o mar!". O capítulo terminou por volta das 21h55, com os hebreus ainda cruzando a pé o leito do mar, enquanto os egípcios ficaram barrados por uma coluna enorme de fogo, concebida pelo Deus judeu para ajudar seu povo.


Endereço da página:

Links no texto: