Folha de S. Paulo


Susan Sarandon produz documentário sobre atriz pioneira na tecnologia

A vida de Hedy Lamarr (1914-2000) daria um filme. Atriz de Hollywood e intelectual, ela contribuiu na invenção do que viria a ser o wi-fi.

Após ser homenageada pelo Google nesta segunda-feira (9) com uma animação que marcou o que seria seu aniversário de 101 anos, sua trajetória agora será tema de um documentário produzido por Susan Sarandon e dirigido por Alexandra Dean, informou a revista americana "Variety".

Em 1933, Hedy protagonizou o filme "Êxtase", no qual interpretou o primeiro orgasmo feminino do cinema. Cinco anos depois, fez incursão no cenário americano com "Argélia". Ao todo, sua filmografia contabiliza 35 títulos, entre eles "Sansão e Dalila" (1949), do diretor Cecil B. DeMille.

Momentos notáveis também não faltaram à vida pessoal da atriz. Judia, ela abandonou o marido empresário e sua Áustria natal quando ele começou a vender armas para os nazistas.

Em seu tempo livre, Hedy trabalhava em projetos de tecnologia, um dos quais levou, em 1942, à criação de um sistema de comunicações secretas utilizado pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial. Idealizado em parceria com o pianista George Antheil, ele foi o embrião do que viria a ser o wi-fi. O reconhecimento pleno veio tardio: em maio de 2014, os nomes de Hedy e Antheil foram eternizados no Hall da Fama dos Inventores dos EUA.

O documentário de Susan e Alexandra tem o título provisório "Hedy: The Untold Story of Actress and Inventor Hedy Lamarr". O longa será televisionado como um capítulo da série "American Masters", da PBS.

"Essa é a história de uma atriz de Hollywood, definida por sua aparência, que é secretamente uma inventora brilhante que muda o rumo da história", declarou Susan Sarandon.


Endereço da página: