Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Inofensivo, 'Ruth & Alex' deve agradar público pouco exigente

Trailer de "Ruth & Alex"

Até os anos 1980, as matinês televisivas passavam obras-primas como "O Pecado Mora ao Lado" e "Narciso Negro". A partir da década seguinte, com o empobrecimento dessas sessões, criou-se o costume de chamar de "sessão da tarde" qualquer filme água com açúcar, inofensivo.

Paralelamente, surgiram obras quase acéfalas, destinadas a um tipo de público que, não contente com as ofertas dos canais pagos, invadiam salas de exibição bradando a ladainha de que cinema é, sobretudo, entretenimento.

É justamente nessa categoria e para esse público pouco ou nada exigente que se encaixa "Ruth e Alex", de Richard Loncraine. Neste filme estão atores simpáticos, que também não ofendem ninguém: Diane Keaton e Morgan Freeman, que interpretam o casal do título.

Eles pretendem vender o apartamento no Brooklyn, Nova York, onde passaram a maior parte da relação. O motivo principal são os cinco andares de escada que eles têm de subir todos os dias.

Divulgação
Créditos: Divulgação Legenda: Cena do filme
Diane Keaton e Morgan Freeman em cena do filme "Ruth & Alex"

A sobrinha deles é uma corretora arisca que contrasta com o ritmo mais hedonista do casal e da adorável cadelinha Dorothy –mimada por eles como uma filha que não tiveram.

Os possíveis compradores que aparecem são cheios de manias. A exceção é a pequena Zoe, menina de cerca de dez anos que parece mais madura do que qualquer outro que por ali passou, incluindo a mãe, que deita na cama de todos os imóveis que visita.

Enquanto Ruth e Alex procuram um novo lar –com elevador– e esperam um lance interessante para vender o antigo apartamento, Dorothy passa por uma complicada cirurgia. Além disso, uma ponte da cidade é fechada por suspeita de ataque terrorista.

Imagens da TV invadem a narrativa e disputam espaço com as lembranças de Alex (quando conheceu Ruth, por exemplo) e de Ruth (a preocupação da mãe ao saber que a filha se casaria com um negro).

Loncraine exagera nos flashbacks, provavelmente motivado pela necessidade discutível de renovação do elenco. E os protagonistas, tanto na juventude quanto na maturidade, por vezes parecem tão caprichosos quanto os demais nova-iorquinos que encontram.

RUTH & ALEX (5 Flights Up)
DIREÇÃO Richard Loncraine
ELENCO Morgan Freeman, Diane Keaton, Carrie Preston
PRODUÇÃO EUA, 2014, 12 anos
QUANDO estreia na quinta (5)


Endereço da página: