Folha de S. Paulo


Livros infantis de criaturas melancólicas voltam ao país

Reprodução
Ilustração de Tove Jansson em 'Um Cometa na Terra dos Moomins', ums dos volumes da série nórdica de livros infantis
Ilustração de Tove Jansson em 'Um Cometa na Terra dos Moomins', ums dos volumes da série nórdica de livros infantis

Pergunte a um finlandês qual foi a passagem literária mais marcante da infância: ele provavelmente dirá que foi quando um Moomin dormiu seis meses seguidos, se perdeu na floresta ou quase morreu por desobedecer seu pai.

Os Moomins, criaturas que parecem a prole de hipopótamos com vacas, são céticos, práticos e famosos na Europa –na Finlândia há um parque temático deles– e no Japão.

Agora, chegam em peso ao Brasil, onde só haviam sido publicados de maneira picada nas décadas de 1980 e 90.

Já é possível encontrar nas livrarias dois dos nove títulos que a editora Autêntica planeja publicar no país até 2017.

"Os Moomins e o Chapéu do Mago" narra o despertar de Moomintrol, o protagonista, após a hibernação de inverno. Assim que a primavera chega, ele sai para brincar e encontra na relva um chapéu mágico de um ser macabro.

Um Cometa na Terra dos Moomins
Tove Jansson
l
Comprar

Já "Um Cometa na Terra dos Moomins" vai além: ao ficar sabendo que um cometa poderá ser visto a olho nu, Moomintrol e seus amigos vão até as montanhas. Lá, descobrem que o cometa está prestes a se chocar com o planeta e contemplam o fim de tudo.

Será que pequenos leitores brasileiros vão lidar bem com esse tipo de literatura?

"Não se deve poupar a criança dos sentimentos considerados 'para baixo', pois eles existem, fazem parte da vida", diz Sonia Junqueira, responsável pelos livros infantis da Autêntica. "Vivenciá-los, seja na realidade, seja em livros e filmes, faz parte do amadurecimento."

Sete dos nove títulos que a editora publicará, incluindo os primeiros, têm textos e traços originais de Tove Jansson (1914-2001) e são recomendados para crianças a partir de oito anos. Outros dois são para menores de três anos e foram feitos por Riina e Sami Kaarla, com a autorização da criadora.

Jansson dizia que a obra era sobre aceitação. A autora faz parte da minoria sueca que mora na Finlândia, e foi na sua língua que escreveu, para depois ser traduzida.

Entre os personagens, há humano, pirata, marsupial e até o mal personificado. Os finlandeses que apoiam maior abertura das fronteiras do país para refugiados compartilham na rede desenhos com as raças diferentes retratadas na série com a legenda: "O que os Moomins fariam?".

OS MOOMINS E O CHAPÉU DO MAGO
AUTORA Tove Jansson
TRADUÇÃO Ana Carolina Oliveira
EDITORA Autêntica
QUANTO R$ 34,90 (160 págs.)

UM COMETA NA TERRA DOS MOOMINS
AUTORA Tove Jansson
TRADUÇÃO Ana Carolina Oliveira
EDITORA Autêntica
QUANTO R$ 34,90 (192 págs.)


Endereço da página:

Links no texto: