Folha de S. Paulo


Fora de catálogo, biografia sobre Zé do Caixão é relançada com 666 páginas

Fora de catálogo há anos, a biografia "Maldito: A Vida e o Cinema de José Mojica Marins, o Zé do Caixão", reencarnará em nova edição, desta vez com 666 páginas (218 a mais).

Escrito por André Barcinski, colaborador da Folha, e Ivan Finotti, editor da "Ilustrada", o livro foi lançado em 1998, pela editora 34.

A nova versão atualiza a filmografia e traz mais imagens de bastidores e da série que Mojica apresentou de 2008 a 2014 no Canal Brasil, "O Estranho Mundo do Zé do Caixão".

Em novo posfácio, Barcinski lembra do documentário que ele e Finotti dirigiram em 2000, inspirados na biografia. O público do festival É Tudo Verdade o elegeu como melhor filme naquele ano.

O documentário recebeu menção honrosa no Festival de Sundance, para o qual foi convidado em 2001. Mojica também esteve por lá.

Sob -15º C, o cineasta, que nunca tinha visto neve, usou luvas sem pontas para acomodar as longas unhas.

Descobriu que Darren Aronofsky era seu fã. Na época cotado para dirigir "Batman", o diretor de "Cisne Negro" recebeu um conselho de Mojica: que tirasse Robin do filme. "Fica meio estranho, a mulherada toda dando em cima do Batman, e ele só atrás do Robin", reproduz Barcinski.

"MALDITO"
AUTORES André Barcinski e Ivan Finotti
EDITORA Darkside Books
QUANTO R$ 99,90 (666 págs.)


Endereço da página:

Links no texto: