Folha de S. Paulo


Marco do cinema brasileiro, 'Limite', de Mário Peixoto, não gerou linhagem

É um paradoxo: "Limite" (1931), frequentemente apontado como o filme mais importante do cinema brasileiro, é uma obra sem linhagem.

O longa que Mário Peixoto (1908-92) rodou aos 22 anos criou furor na época de seu lançamento, teve a cópia deteriorada por volta dos anos 1950, sumiu, foi tachado de filme burguês pela "intelligentsia" do cinema novo e só voltou a lume nos últimos anos.

A Cinemateca exibe nesta quarta (28) cópia restaurada do filme, na programação da Mostra de Cinema de SP.

Narrado em flashbacks, "Limite" aborda a história pregressa de três pessoas angustiadas que se encontram num barco à deriva. Peixoto costumava dizer que o filme nasceu de uma revolta contra seu pai, sem dar detalhes.

"Limite", filme de Mário Peixoto

Dessa revolta resultou uma obra que flerta com a tradição do expressionismo alemão de F. W. Murnau ("Nosferatu"), mas que não deixou muitos herdeiros no Brasil.

"Cacá Diegues diz que, se 'Limite' não tivesse sumido por tanto tempo, talvez o cinema brasileiro tivesse tomado outro rumo", afirma o diretor Joel Pizzini, que conheceu Mário Peixoto. "É um contraponto ao cinema narrativo: é um filme de poesia."

Pizzini prepara o roteiro de um longa, "Mundéu", ficção inspirada no universo de "Limite". Seu curta anterior, "Mar de Fogo", única produção brasileira no Festival de Berlim deste ano, já dialogava com o filme de Peixoto –e será exibido na mesma sessão, na Cinemateca.

A produção de Mário Peixoto é também a única obra brasileira restaurada pela Film Foundation, entidade capitaneada por Martin Scorsese.

"É surpreendentemente madura e provocante", disse Scorsese à Folha. "[É] tecnicamente inovador, de um expressionismo cheio de imaginação."

Divulgação
ORG XMIT: 101801_1.tif fotos onde a terra caba-- mario peixoto
O diretor Mário Peixoto (1908-1992), em retrato sem data

*

OUTROS DESTAQUES Os imperdíveis desta terça (27)

"Nós Monstros"

O alemão Sebastian Ko, estreante em longas-metragens, roda drama sobre dois pais divorciados que voltam a se unir quando decidem acobertar o crime cometido pela filha, que matou a melhor amiga

QUANDO 21h, no Museu da Imagem e do Som (av. Europa, 158, tel. 11-2117-4777)

"PIXADORES"

Documentário feito em coprodução entre Suécia, Finlândia e Dinamarca retrata a trajetória de quatro grafiteiros saídos de favelas de São Paulo que são convidados a participar da Bienal de Berlim

QUANDO 19h30, no Cine Caixa Belas Artes (r. da Consolação, 2.423, tel. 11-2894-5781)


Endereço da página:

Links no texto: