Folha de S. Paulo


Sem verba, festival Mimo cancela etapa de Olinda, cidade onde foi criado

Criado em Olinda, o festival Mimo, de música instrumental, cancelou sua passagem pela cidade pernambucana neste ano por falta de verbas.

A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (22) em comunicado oficial. Os diretores do evento, Lu Araújo e Luiz Calainho, afirmam que a 12ª edição do festival foi inviabilizada pela dificuldade na arrecadação de recursos da iniciativa privada, a "irrefreável disparada" do dólar e do euro e a falta de apoio do governo de Pernambuco.

Segundo eles, esses fatores levaram a um corte de cerca de 50% na captação de 2015, em comparação ao ano anterior. O festival tem patrocínio do Bradesco e do BNDES.

Beto Figueiroa - 2.out.2015/Divulgação
Show do músico inglês Jacob Collier no festival Mimo 2015, em Paraty
Show do músico inglês Jacob Collier no festival Mimo 2015, em Paraty

"Fizemos todos os esforços para atravessar a crise econômica que o Brasil enfrenta. Até os últimos dias da semana passada, lutamos para evitar esta medida drástica", dizem, em nota.

A etapa do festival em Olinda foi inicialmente programada para setembro e adiada para novembro no intuito de dar mais tempo à produção para o levantamento de recursos.

Este ano, o festival já passou por Paraty (RJ), Ouro Preto (MG) e Tiradentes (MG). A edição na capital fluminense está confirmada para os dias 13, 14 e 15 de novembro.

A produção informou que, em Olinda, o evento acontecerá em 2016 entre 7 e 10 de setembro.

O Mimo surgiu em 2004, com concertos no interior das igrejas do Centro Histórico de Olinda. Desde então, o festival aumentou a programação e se expandiu para pátios das igrejas, teatros e praças públicas de outras cidades brasileiras.


Endereço da página: