Folha de S. Paulo


Legião Urbana sai em turnê com novo vocalista no lugar de Renato

A Legião Urbana voltará a sair em turnê pelo Brasil, 30 anos após o lançamento do primeiro disco e 19 depois da morte do vocalista, Renato Russo.

Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, integrantes da formação original, se juntam ao ator e músico André Frateschi para a série de shows que celebra o álbum de estreia.

A primeira apresentação acontece nesta sexta (23), em Santos (SP). No sábado (24), a banda passa por São José dos Campos (SP). O show na capital paulista será no dia 7/11.

Os shows se dividirão em duas partes. A primeira revisita o repertório na íntegra de "Legião Urbana" (1985), com "Será" e "Geração Coca-Cola".

A segunda é uma sequência de sucessos da carreira. "Tempo Pedido", "Que País É Este?" e, claro, "Faroeste Caboclo" podem ser esperadas.

Adriano Vizoni/Folhapress
SAO PAULO - SP - BRASIL, 25-04-2014, 16h20: DADO VILLA-LOBOS. Retrato do cantor e guitarrista Dado Villa-Lobos (ex Legiao Urbana) que tera um programa de TV. (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress, ILUSTRADA) ***EXCLUSIVO FSP***
O cantor e guitarrista Dado Villa-Lobos

Convidados também subirão ao palco. Em Santos, participará o titã Paulo Miklos.

"Toda a estética da apresentação gira em torno daquela aura de Brasília, de jovens fazendo suas próprias canções", afirma Dado.

Ex-integrantes da Legião se reuniram pela última vez em 2012, quando o ator Wagner Moura assumiu os vocais para um especial da MTV.

Na época, Moura foi criticado pela baixa qualidade vocal, mas não deixou de empolgar uma plateia fiel.

O novo substituto de Renato tem uma história antiga com a banda: sua mãe, a atriz Denise del Vecchio fazia parte, em 1985, do elenco da peça "Feliz Ano Velho", baseada no romance de Marcelo Rubens Paiva. A Legião se apresentava junto à montagem. Então com 10 anos, Frateschi viajava pelo país com o grupo.

Após mergulhar na história do rock brasiliense dos anos 1980 e muito estudar as letras da Legião, ele concluiu que seria tolice tentar imitar Renato –ao contrário do antecessor, Moura, que em 2012 incorporou os tremeliques característicos do vocalista no palco.

Greg Salibian/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 11-05-2014: O baterista Marcelo Bonfá (ex-Legião Urbana) no Festival CCBB de Musica Urbana, realizado no vale do Anhangabaú, em São Paulo (SP). (Foto: Greg Salibian/Folhapress, ILUSTRADA)
O baterista Marcelo Bonfá no Festival CCBB de Musica Urbana, realizado no vale do Anhangabaú, em São Paulo

"O caminho que escolhi é valorizar o que é dito nas músicas, e não ver o Renato como personagem a ser copiado."

A banda tem shows ainda em Belém (PA), Campo Grande (MS), Pelotas (RS) e Itacaré (BA), entre outras. Estão no roteiro cidades por onde nunca passou a Legião original.

BOX BARRADO

Dado e Bonfá deixaram pronto outro presente aos fãs: um box de discos que inclui a rara "1977", música nunca lançada e que mais tarde deu origem a outras duas: "Tempo Perdido" e "Fábrica".

O material, no entanto, corre o risco de não sair porque, segundo Dado, Giuliano Manfredini, filho de Renato, reivindica os direitos autorais da canção inédita.

"Essa foi a segunda música que eu fiz com Renato e Bonfá. Eu me recuso a entregar a autoria", afirma.

Em comunicado, a Legião Urbana Produções, empresa de Manfredini que administra a marca e as obras de Renato, diz que a música foi composta integralmente pelo vocalista da banda e que a decisão de cancelar o lançamento do box foi tomada "unilateralmente pelos demais integrantes" do grupo.

LEGIÃO URBANA 30 ANOS
QUANDO sex. (23), às 22h
ONDE Mendes Convention Center, av. Gen. Francisco Glicério, 206, Santos, tel. (13) 3522-4510
QUANTO R$ 60 a R$ 180 (ingressos esgotados); 18 anos


Endereço da página: