Folha de S. Paulo


Veja como era o mundo em cada uma das reprises de 'Maria do Bairro'

Abertura da novela "Maria do Bairro"

Com memes e irreverência, o SBT promove a sexta reprise de "Maria do Bairro". Quando for ao ar nesta segunda (19), às 14h, a telenovela mexicana estrelada por Thalía (que completou 20 anos em agosto deste ano) se tornará o folhetim mais exibido no Brasil, superando "A Usurpadora" (1998).

"Maria do Bairro" estreou no SBT em 20 de fevereiro de 1997, substituindo outra novela da atriz, "Marimar" (1994), e encerrando a "trilogia das Marias", iniciada em 1992 com "Maria Mercedes".

A trama em 185 capítulos acompanha Maria, uma catadora de lixo de 15 anos acolhida pelo milionário Fernando de la Vega (Ricardo Blume) e seduzida pelo filho dele, Luís Fernando (Fernando Colunga). O romance desperta a fúria da vilã Soraya Montenegro (Itatí Cantoral), apaixonada pelo galã.

Em 16 de fevereiro de 1997, quatro dias antes da estreia do folhetim, a Folha anunciava "Maria do Bairro" como a última produção da Televisa a ser apresentada pelo SBT –o grupo mexicano de televisão havia assinado em dezembro do ano anterior um contrato com outra emissora.

A previsão não se concretizou. De 1997 para cá, o canal de Sílvio Santos exibiu e reprisou títulos como "Cúmplices de um Resgate" (1998), "Rebelde" e "Rubi" (ambos de 2004).

O mundo mudou muito desde a primeira exibição de "Maria do Bairro". Líderes políticos, ídolos esportivos e sucessos nas rádios foram e vieram sem que Thalía deixasse de vez as telas do SBT; relembre:

Creative Commons
Cena da novela
Cena da novela "Maria do Bairro"

*

Exibição original - 20 de fevereiro de 1997

No dia da estreia de "Maria do Bairro", a Folha noticiava a morte de Deng Xiaoping, líder político da República Popular da China. Ele foi o responsável por iniciar a transição econômica do país, então comunista, para o socialismo de mercado. Vigente até hoje, o regime levou a China ao hall das potências mundiais.

No Brasil, os servidores públicos comemoravam reajuste de 28,9% dado pelo Supremo Tribunal Federal. Na mesma data, o porte não regulamentado de armas passou a ser crime no país.

Nas rádios, as Spice Girls chegavam ao topo com "Wannabe", seu primeiro single, seguido por "Un-break My Heart", de Toni Braxton.

"Wannabe", das Spice Girls

Primeira reprise - 8 de dezembro de 1997

Diante do sucesso, o SBT não teve dúvidas e reprisou o folhetim seis meses depois, ainda no mesmo ano.

Enquanto Maria do Bairro recomeçava sua trajetória de superação, outro personagem icônico estava no meio da dele: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) preparava o terreno para sua terceira campanha presidencial, que seria anunciada no dia 11 –a última antes de finalmente vencer, em 2002.

Outra que se anunciava na política era Ilzamar Mendes, viúva do ambientalista Chico Mendes, que estudava se candidatar a deputada pelo PMDB.

Na ocasião, a Folha também anunciava Zezé di Camargo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Caetano Veloso, Leandro Leardi, Peninha e Buchecha como os artistas mais lucrativos do país na capa da "Ilustrada". Nas rádios americanas, Elton John liderava as paradas com "Candle In the Wind", canção em homenagem à atriz Marilyn Monroe na versão adaptada para a princesa Diana, morta em 31 de agosto do mesmo ano.

Elton John canta "Candle In The Wind"

Segunda reprise - 2 agosto de 2004

Lula perdeu para Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 1998, mas poderia ter assistido à terceira exibição de "Maria do Bairro" no Palácio da Alvorada, se quisesse. Em seu segundo ano de mandato, ele estava a pouco menos de um ano do escândalo do Mensalão.

Nas páginas da Folha, dom Amaury Castanho (1927-2006), bispo emérito de Jundiaí e autor de "A Serviço do Evangelho, do Reino de Deus e dos Homens", discutia a homossexualidade na seção Tendências/Debates muito antes das posições progressistas do papa Francisco.

"[Homossexuais e lésbicas] Dão asas aos prazeres da carne, tendo-os como fins. Aos que têm o sexo como fim, e não como meio, tudo é permitido. se a Igreja procurasse o poder, há muito estaria coonestando a promiscuidade sexual. Ai de nós e do mundo quando a Igreja entrasse pelo caminho do 'vale tudo'", escreveu.

Também em 2004, a avenida Paulista já se via interditada para automóveis em alguns domingos especiais. Enquanto "Maria do Bairro" se preparava para sua segunda reprise, o jornal noticiava a interdição de um trecho entre a alameda Casa Branca e a rua Pamplona para realização de atividades culturais e esportivas.

Nesse âmbito, os santistas da Vila Belmiro tinham o que comemorar: Robinho, ainda no time, havia anotado dois gols na vitória do Santos sobre o Paysandu por 6 a 0.

Vitória do Santos sobre o Paysandu

Terceira reprise - 12 novembro de 2007

Se hoje o governo Dilma Rousseff (PT) não se decide entre defender ou não a proposta de recriação da CPMF, o imposto via o auge de sua impopularidade em 2007. No dia da estreia da terceira reprise de "Maria do Bairro", a Folha noticiou a leitura de um relatório da senadora Kátia Abreu (então no DEM, pelo Tocantins) pedindo o fim da taxação para a Comissão de Constituição e Justiça da Casa. Segundo o documento, o fim do imposto levaria a um crescimento de 0,4 ponto percentual no Produto Interno Bruto brasileiro.

Ainda na política, o atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disputava a indicação do Partido Democrata ao cargo com Hilary Clinton, agora favorita para sucedê-lo.

Quarta reprise - 6 de fevereiro de 2012

Ídolos esportivos vem e vão sem que Maria do Bairro deixe de vez a TV brasileira. Quando se iniciou a quinta exibição brasileira da telenovela, Neymar já havia substituído Robinho como o mais novo ídolo do Santos. Em 6 de fevereiro de 2012, o jornal noticiou o centésimo gol do atacante, no dia do seu aniversário de 20 anos –de presente, ganhou uma derrota de 2 a 1 para o rival Palmeiras.

Ricardo Saibun/Divulgação/AGIF
Brasil - Presidente Prudente - SP - 05/02/2012 - Neymar do Santos comemora seu gol durante partida contra o Palmeiras válida pela quinta rodada do Campeonato Paulista 2012, realizada no estádio Prudentão. Foto: Ricardo Saibun/AGIF <M>*** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***</M>
O atacante Neymar comemora gol do Santos sobre o Palmeiras, em Presidente Prudente, em 2012

Nos Estados Unidos, o New York Giants comemorava a vitória sobre o New England Patriots no Super Bowl 46. O resultado foi um repeteco da decisão de 2008 e marcou o quarto título da franquia comandada pelo quarterback Eli Manning.

Melhores momentos do Super Bowl 46

Quinta reprise - 23 de setembro de 2013

Assim como o SBT, a Alemanha também apostou em caras conhecidas e reelegeu Angela Merkel para um terceiro mandato como chanceler.

Michael Kappeler/Efe
JST115 BERLÍN (ALEMANIA) 23/09/2013.- La canciller alemana, Angela Merkel, ofrece una rueda de prensa tras una reunión de la Junta del Partido Cristianodemócrata (CDU) en Berlín (Alemania) hoy, lunes 23 de septiembre de 2013. La Unión de la canciller alemana Angela Merkel, que ganó ayer las elecciones de forma clara pero con una mayoría insuficiente para gobernar en solitario, previó hoy
Angela Merkel, chanceler alemã reeleita em 2013

Nos prêmios Emmy, "Breaking Bad" foi laureada melhor série dramática pela primeira vez após quatro indicações. Venceria de novo no ano seguinte, coroada por sua última temporada.

A cantora americana Miley Cyrus liderava as paradas musicais com "Wrecking Ball", seguida por "Roar", de Katy Perry. As duas concorreram ao Grammy no ano seguinte e tanto a primeira indicação de Miley quanto a 11ª de Katy Perry morreram na praia.

"Wrecking Ball", de Miley Cyrus

Sexta reprise - 19 de outubro de 2015

Agora com 13 indicações, Katy Perry ainda não ganhou um Grammy.

NA TV
Maria do Bairro
QUANDO a partir desta segunda (19), às 14h no SBT


Endereço da página: