Folha de S. Paulo


Balão em forma de baleia e tartagura fará sobrevoo no centro de São Paulo

A artista australiana Patricia Piccinini testou nesta sexta (9), no centro de São Paulo, sua obra "Skywhale", um balão criado por ela em 2013, em formato meio baleia meio tartaruga.

Exibido pela primeira vez durante as comemorações do centenário de Canberra, capital da Austrália, o balão possui 34 metros de comprimento, 23 de altura, pesa meia tonelada e é pelo menos duas vezes maior que um balão padrão. A obra, que levou sete meses para ser confeccionada, fará um sobrevoo no Vale do Anhangabaú nesta segunda (12), a partir das 16h.

Isadora Brant/Folhapress
2015-10-09. Artista australiana Patricia Piccinini vem ao Brasil expor suas obras no CCBB. Esculturas realistas que exploram a fronteira entre biologico e artificial fazem parte da selecao de obras. A exposicao ainda conta com um balao em forma de um animal indefinido, que foi inflado hoje no vale do anhangabau. A acao se repete no proximo dia 12 de outubro, dia de abertura da exposicao. (Foto: Isadora Brant/PODER)***EXCLUSIVO FOLHA***FSP***
Obra 'Skywhale', que poderá ser vista no centro de São Paulo nesta segunda (12)

A ideia para "Skywhale" surgiu a partir da percepção da artista de como os animais podem ocupar diferentes ambientes. Patricia cita as baleias como exemplo, mamíferos que "devem estar na terra, mas que de alguma forma se adaptaram ao mundo aquático". "E se esses mamífiros evoluíssem de alguma forma e fossem para o ar?", questiona.

A artista abre no mesmo dia, no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo (r. Álvares Penteado, 112, tel. 11-3113-3651) a exposição Comciência, que exibe cerca de 40 esculturas que misturam seres super-realistas a criaturas estranhas.


Endereço da página: