Folha de S. Paulo


Série brasileira explora mundo nerd com personagens à la 'Malhação'

Milhões de seguidores na internet, porém, anônimo na fila da padaria. Fruto de uma geração que já sai da maternidade com uma "@" nas redes sociais e que conquista um império virtual pouco após largar as fraldas, mas cresce sem traquejo para a vida social.

A chegada da geração Z à fase adulta é o mote de "Quero Ter 1 Milhão de Amigos" (#QT1MA), sitcom da produtora Mira Filmes —encabeçada pela apresentadora e cineasta Marina Person— que estreia nesta quinta-feira (1º), na Warner.

Com 13 episódios de 30 minutos, exibidos sempre às 20h, a série acompanha a dualidade da webcelebridade Érico (Victor Mendes), "vlogger" popular na internet e a personificação do fracasso na mundo real.

Um nerd convicto, viciado em "League of Legends" e em HQs de super-heróis, Érico é uma versão "Malhação" de Sheldon Cooper —personagem de Jim Parsons na série "The Big Bang Theory"—, sem a genialidade no campo da física. Tem seus amigos nerds, frequenta ambientes nerds e usa roupas com estampas de jogos de computador, mas não pensa em trabalhar ou estudar.

"O plano original era fazer algo documental, numa pegada de reality show", diz o diretor Gustavo Rosa de Moura. "Queríamos acompanhar as vidas de pessoas populares na web, mas que são tímidas na vida real. Percebemos que o resultado não ficaria bom e partimos para a ficção."

Divulgação
Cena da serie Quero Ter Um Milhao de Amigos, produçao nacional da Warner que acompanha a vida de um garoto web celebridade, mas que tem serios problemas em sua vida social fora do ambiente virtual. Divulgacao. ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Cena da serie "Quero Ter Um Milhão de Amigos"

"The Big Bang Theory", "Friends" e "Seinfeld" são inspirações confessas dos roteiristas e perceptíveis nos primeiros minutos do primeiro episódio.

O texto vai pelo caminho da comédia de cotidiano, apoiado em um grupo de personagens estereotipados e que provoca, ainda que indiretamente, a identificação da audiência com algumas situações vividas pelo protagonista e seus amigos desajeitados.

"Tivemos o cuidado de perceber se estávamos rindo dos personagens ou com os personagens", disse o roteirista Bernardo Barcellos. "Não queremos ridicularizar os nerds, até porque boa parte da equipe de criação da série pertence a esse universo."

Os amigos do protagonista são os responsáveis pela comicidade da história. Du Metal (Francisco Guarnieri) é o "Chaves" da série. Ninguém sabe onde ele mora, quem são seus pais e o que ele faz para sobreviver, mas está sempre presente na vida de Érico. E Bruno Alves (Rodrigo Pavon) é um jovem de alma idosa, que diverte por ser ranzinza, metódico e pessimista.

Completam o elenco principal Verônica (Chris Couto) e Marcelo (Pedro Costa), mãe e irmão bem-sucedido de Fábio, e Natara (Bella Marcatti), uma celebridade do Twitter.

DA TV ABERTA PARA A TV PAGA

Produzida com incentivo do Fundo Setorial de Audiovisual (FSA), estimado em aproximadamente R$ 1,2 milhão, "Quero Ter 1 Milhão de Amigos" foi criada originalmente para a TV Cultura, com a abertura de uma janela para a TV a cabo.

Mas a atual crise da emissora dizimou o departamento responsável pela coordenação dos projetos vindos da FSA e a sitcom foi engavetada e não há, segundo o próprio canal, previsão para a exibição.

Como o período de exclusividade expirou, a série encontrou a chance de ir ao ar na TV paga. O grupo Turner comprou os direitos de exibição e planejou a inserção na grade do TBS, mas revisou o material e preferiu integrá-lo ao canal Warner.

"Não sabemos se a Cultura voltará a dar atenção para a nossa série e percebemos que não somos prioridade deles", comenta Moura. "Mas estamos muito felizes em estrear em um horário bacana na programação da Warner."


Endereço da página: