Folha de S. Paulo


Parceiro de Tiê, André Whoong lança disco no qual lembra seus 10 anos de noitada

"Eu vou parar de beber", promete André Whoong na canção carro-chefe de seu primeiro disco, "1985", que será apresentado nesta terça (29) em São Paulo.

Aos 30 —ele nasceu no ano que dá nome ao álbum, uma homenagem a seu amadurecimento—, o músico, que já trabalhou com Tiê, Odair José e Naná Rizinni, decidiu se dedicar ao trabalho solo, após ser elogiado por David Byrne em Nova York.

Na ocasião, ele gravava com a amiga e parceira Tiê o disco "Esmeraldas", do qual é coautor de sete canções. Uma delas, "All Around You", foi dada por Byrne à Tiê em um almoço meses antes, pondo fim a um bloqueio criativo pelo qual a cantora passava e servindo de pontapé inicial para o disco.

"1985" é lançado pelo Rosa Flamingo, recém-criado selo de Tiê, sua "referência retórica", como diz Whoong. A parceria entre os dois começou em 2011, quanto a cantora se preparava para um show de seu segundo disco, "A Coruja e o Coração". De última hora, faltou um guitarrista, e Whoong surgiu como o substituto que ficou. Em 2014, recebeu da amiga a música feita por Byrne, e juntos desdobraram o resto de "Esmeraldas".

Daryan Dornelles
O músico André Whoong, que lança em São Paulo, nesta terça (29), seu primeiro disco, '1985' ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
O músico André Whoong, que lança em São Paulo, nesta terça (29), seu primeiro disco solo, '1985'

"A gente faz tudo entre amigos, às vezes fica muito informal. Meu disco já é uma coisa meio informal. Eu to feliz que as coisas estão acontecendo num núcleo de amizade que deixa mais legal", diz Whoong à Folha.

Não só na produção está a informalidade do projeto. As letras, compostas por ele, falam de forma descontraída de seu dia a dia.

"Eu acordei com uma puta ressaca e a letra veio como vômito", conta sobre a composição de "Vou Parar de Beber". "Mas não falo de uma noite só. Se eu vou falar de uma coisa, eu tento englobar tudo o que eu sei sobre estar bêbado. Eu procuro associar todos os medos que eu tenho. O disco é uma coletânea dos 30 anos que eu vivi. São pelo menos dez anos de noitada."

Tocado em um omnichord, um pitoresco pianinho eletrônico dos anos 1980, a canção ganhou um clipe ícone da ressaca feito em "stop motion" pelo artista Deco Farkas ao longo de três meses.

O disco foi lançado neste fim de semana, no Rio, e chega a São Paulo como parte do Prata da Casa, que leva shows gratuitos ao Sesc Pompeia toda terça-feira.

"O lançamento no Rio foi bom para chegarmos mais quentes a São Paulo, que é a nossa casa", comenta.

Além de Tiê, participam do show desta terça Tó Brandileone (do 5 a Seco), Rafael Castro, Kadu Abecassis (guitarra e teclados), Luna França (omnichord e voz), Cauê Benetti (baixo e voz) e Ricardo Cifas.

Vou Parar de Beber

ANDRÉ WHOONG
Lançamento do disco "1985"
QUANDO hoje, às 21h
ONDE Choperia do Sesc Pompeia, r. Clélia, 93
QUANTO grátis (retirar ingressos com 1h de antecedência)
CLASSIFICAÇÃO 18 anos


Endereço da página: