Folha de S. Paulo


Estrelas do Hollywood Vampires dão aula de clássicos do rock a plateia jovem

Antes mesmo de seus estrelados integrantes pisarem no palco Mundo, um vídeo já mostrava o que o Hollywood Vampires apresentaria à plateia que lotou o Rock in Rio nesta quinta (24): uma seleção de clássicos do rock, de artistas como John Lennon, Jimi Hendrix, The Who e Led Zeppelin.

E o supergrupo não decepcionou. Tendo nos vocais Alice Cooper, nas guitarras Joe Perry (Aerosmith) e o ator Johnny Depp, além de dois ex-Guns n' Roses —Duff McKagan (baixo) e Matt Sorum (bateria)—, a banda fez um show tributo afiado e alto, como convinha.

Cooper, o escolado veterano da trupe, é o homem de frente e um vocalista consistente, ainda que não exatamente com variação na voz —em "Whole Lotta Love", do Led Zeppelin, por exemplo, deixou as partes mais agudas a cargo da convidada Lzzy Hale, que havia tocado pouco antes com sua banda Halestorm.

Perry, eterno cover de Keith Richards, é o outro esteio do grupo, com sua competência na guitarra.

Mas as atenções estavam concentradas, ao menos inicialmente, em Depp, com um visual tipo Jack Sparrow-mais-elegante, aparentemente inadequado para o dia mais quente do ano no Rio: camisa branca de mangas longas, calça social, colete, gravata vermelha e bandana na cabeça.

O ator não se saiu mal como segundo guitarrista, ocasionalmente arriscando solinhos. Mas tampouco se destacou muito como músico, até porque o que não faltou no palco foram guitarras.

Como se a penca de estrelas não fosse suficiente, o grupo ainda contou com a participação do baterista Zak Starkey, filho de Ringo Starr e ex-Oasis, em "I'm a Boy" (do Who, outra banda em que Starkey tocou), e do guitarrista Andreas Kisser, do Sepultura, no clássico "School's Out", de Cooper, que veio em dobradinha com "Another Brick in the Wall Part 2", do Pink Floyd.

O apanhado de sucessos alheios foi entremeado por uma canção própria da banda —"Raise the Dead"— que não fez feio, mostrando o potencial que o grupo teria caso decidisse investir numa carreira, o que já declararam não ser uma hipótese.

Os vampiros encerraram a aula de classic rock para a molecada que veio ouvir System of a Down com "Train Kept A-Rollin'" (esta, com grande participação de Perry, que já a executava com o Aerosmith) e "Brown Sugar", dos Stones. Foi apenas rock n' roll, mas quem não gosta?

REPERTÓRIO HOLLYWOOD VAMPIRES

"Raise the Dead"
"My Generation"
"I Got a Line on You"
"Cold Turkey"
"Five to One / Break on Through"
"Manic Depression"
"7 and 7 Is"
"Whole Lotta Love"
"Jeepster"
"I'm a Boy"
"School's Out / Another Brick in the Wall Part 2"
"Billion Dollar Babies"
"Train Kept A-Rollin'"
"Brown Sugar"


Endereço da página:

Links no texto: