Folha de S. Paulo


CRÍTICA

'Tristeza e Alegria' ressalta estilo elegante de diretor dinamarquês

Entre os diretores dinamarqueses que despontaram nos anos 1980, o mais experiente é Gabriel Axel ("A Festa de Babette", 1987), que começou na década de 1950; o mais acadêmico, Bille August ("Pelle, O Conquistador", 1987); e o polemista é Lars von Trier ("O Elemento do Crime", de 1984, muito melhor que as bobagens que cometeu recentemente).

O melhor desses diretores, contudo, permaneceu desconhecido fora da Dinamarca: Nils Malmros. Sua grande fase aconteceu nos anos 1980, quando realizou filmes inesquecíveis como "A Árvore do Conhecimento" (1981) e "Arhus by Night" (1989).

O mundo das crianças e dos adolescentes e o trabalho de um cineasta são dois dos principais motivos de seu cinema, geralmente em histórias autobiográficas. Seu estilo conjuga precisão e elegância.

Isso fica claro no belo "Tristeza e Alegria", seu mais recente trabalho. É um filme invernal que começa com uma tragédia: o diretor de cinema Johannes (Jakob Cedergren) chega em casa e descobre que sua esposa Signe (Helle Fagralid) matou a pequenina filha do casal.

Divulgação
Cena do filme Tristeza e Alegria Crédito Divulgação ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Cena do filme "Tristeza e Alegria", de Nils Malmros

O que iremos acompanhar, então, é a história do relacionamento entre Johannes e Signe, contada por Johannes para um terapeuta, e a luta pela superação da tragédia, enquanto Signe está internada num hospital psiquiátrico.

Johannes dirige filmes sobre adolescentes, parecidos com os que o próprio Malmros dirigiu. No momento da crise aguda de Signe, ele finalizava um longa sobre um pai que tem paixão reprimida pela filha de 16 anos.

A cena em que Signe toma consciência do tipo de olhar que o diretor, seu marido, reserva à jovem atriz é a comprovação de que Malmros não é um cineasta qualquer.

TRISTEZA E ALEGRIA (Sorg og glæde)
DIREÇÃO Nils Malmros
ELENCO Jakob Cedergren, Helle Fagralid, Ida Dwinger
PRODUÇÃO Dinamarca, 2013, 14 anos
QUANDO em cartaz


Endereço da página: