Folha de S. Paulo


Personalidades lamentam morte de Carlos Manga; veja repercussão

Morreu nesta quinta (17) o diretor Carlos Manga, aos 87 anos, no Rio. A morte foi confirmada pela Globo, que não divulgou a causa.

Manga começou a carreira no cinema, nos anos 1950, e trabalhou em programas de grande sucesso da rede Globo a partir dos anos 1980. Foi diretor artístico de programas humorísticos como o "Zorra Total", "Chico City" e "Os Trapalhões". Com esse último quarteto humorístico, inclusive, fez seu último filme, "Os Trapalhões e o Rei do Futebol", de 1986, que conta com atuação de Pelé.

Dirigiu também minisséries, como "Incidente em Antares" (1994) e "Um Só Coração" (2004), além de outros programas, como "Sandy & Júnior", a novela "Belíssima" (2006) e o "Domingão do Faustão", em 1989.

Após a notícia, artistas fizeram homenagens ao diretor nas redes sociais e em depoimento à Folha:

Silvio de Abreu, roteirista e autor de novelas

"Carlos Manga foi um ser humano da melhor qualidade, com quem tive o privilégio de trabalhar e de aprender todos os meandros da minha profissão. Como todo grande talento era um homem difícil, explosivo, egocêntrico, mas ao mesmo tempo generoso e amigo.

Toda essa dualidade fazia dele um ser complexo, mas fascinante, cheio de energia e transbordante de talento. Amava sua profissão como nenhum outro e conhecia tudo sobre cinema e televisão. Fico meio órfão com essa perda, mas sei que o legado que Carlos Manga deixou nos filmes, nas minisséries e em tudo o que produziu em mais de setenta anos de trabalho vai ficar como a prova viva do seu imenso talento de artista."

Tony Ramos, ator

"Lamento muito, essa é uma notícia demolidora. Ele foi diretor de núcleo em 'Torre de Babel' [novela na qual Tony atuou, em 1998]. Foi fundamental em vários momentos da TV brasileira. E também um dos nomes fundamentais no cinema brasileiro, porque atuou nessa fidelização do público, na cumplicidade do público com o cinema. Suas chanchadas fizeram muito público: filmes com Oscarito, Grande Otelo."

Jô Soares, apresentador

"Foi uma pessoa que me iniciou no trabalho. Foi com ele uma das minha primeiras atuações, em "O Homem do Sputnik", em 1959. Era um homem de talento extraordinário. Tinha uma vivacidade avassaladora. E tinha uma personalidade fascinante. Deixou muita coisa excelente, na TV e no cinema. Viveu bem."

Luiz Carlos Barreto, o Barretão, 87, produtor de cinema

"Os filmes que fez na Atlântida são antológicos exemplos da comédia brasileira. Foi ele quem levou a linguagem cinematográfica para a televisão. Antes dele, a composição técnica e artística na TV era muito baseada no rádio e no teatro. Fez uma contribuição imensa ao cinema e à televisão brasileira."

William Bonner, jornalista, no "Jornal Nacional"

"Pude frequentar a casa de Manga algumas vezes. Ele gostava muito de rir, a gargalhada dele ecoava pela casa. Então vamos lembrar de Carlos Manga como a pessoa alegre que ele sempre foi."

Fernanda Paes Leme, atriz, no Twitter:

"O grandioso Diretor Carlos Manga faleceu...Uma honra ter estreado na Tv, no seriado Sandy e Jr sob o comando dele como diretor de núcleo. Também fiz com o Manga a minissérie 1 Só Coração! Trabalho muito importante na minha carreira!! Ele acreditou em mim como poucos... Fica aqui o meu reconhecimento e amor por essa pessoa maravilhosa que sempre terá um espaço enorme no meu coração Carlos Manga!"

Fernanda Paes Leme 1

Fernanda Paes Leme 3

Fernanda Paes Leme

Gloria Perez, 66, novelista da Globo, no Twitter
"Carlos Manga, um ícone do cinema e da tv brasileira. :-("

Gloria Perez

Tom Cavalcante, comediante, no Instagram

"Carlos Manga meu amigo, meu diretor fez a passagem. Com brilho e qualidade tornou-se uma grife no universo cinema, tv, radio e teatro. Fazia parte dos dotados de genialidade dos que aqui habitam. E aquela voz altiva? E aquela risada tonitruante? Agora só saudades e agradecimentos! Beijo e descanse em paz!"

tom


Endereço da página:

Links no texto: