Folha de S. Paulo


Conjunto Nacional recebe exposição multidisciplinar sobre o verde em SP

O que resta de verde em São Paulo estará representado sobre diversos olhares a partir deste domingo (20), no Conjunto Nacional (av. Paulista, 2073).

Trata-se do projeto "Respira-SP" que expõe mais de 50 fotografias que representam os resquícios da natureza paulistana, registrados por lentes de profissionais de diferentes áreas. "Queremos mostrar que ainda há as árvores estão resistindo dentro do círculo urbano mais fechado", conta o curador da mostra, Juan Esteves.

Ele buscou selecionar trabalhos que utilizassem estéticas variadas para abarcar o tema. Entre as imagens expostas, há fotografias mais poéticas e outras mais documentais, que denunciam a agressividade urbana sobre a natureza -como é o caso das realizadas pelo jornalista Leão Serva, um apelo para a retirada da malha de fios de eletricidade que disputa lugar com as árvores nas calçadas.

"Nossa ideia é alertar para a questão através da fotografia, mas não precisamos fazer uma exposição dramática, de árvores cortadas. Dentro desse panorama, ainda existem aquelas na resistência, que ainda sobrevivem com beleza e tudo", diz Esteves

"O Conjunto Nacional tem uma vocação pra trazer assuntos polêmicos ou relevantes no momento", completa Valkiria Iacocca, idealizadora do projeto. "Nossa proposta não é dar uma solução para o problema, mas através da arte, estimular o olhar da população."

Entre os colaboradores, estão o colunista da Folha Gilberto Dimenstein, o artista Guto Lacaz e o ambientalista Mario Mantovani. No domingo, às 11h, será exibido na Sala Cine Arte, também no Conjunto Nacional, um documentário sobre o processo de elaboração do projeto. Atividades para crianças também estão programadas ao longo do dia.

RESPIRA-SP - ÁRVORES PAULISTANAS
QUANDO de domingo (20) até dia 10/10
ONDE Conjunto Nacional, av. Paulista, 2073
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO livre
> mais informações na página do Facebook


Endereço da página:

Links no texto: