Folha de S. Paulo


Passado de Tarzan inspira histórias de nova HQ sobre o rei da selva

Antes da Chita, houve uma macaca chamada Teeka na vida de Tarzan, o rei da selva. Foi seu primeiro amor. É uma das tramas contadas no gibi "Tarzan: Contos da Selva", lançado neste mês no Brasil.

Na HQ, um time de artistas conta 12 histórias sobre o passado do personagem de Edgar Rice Burroughs (1875-1950), todas passadas antes da aparição de sua querida Jane. Um dos episódios é ilustrado pelo brasileiro Sergio Cariello.

"Tarzan: Contos da Selva" marca um ponto de inflexão no cardápio da Pixel Media, o selo de quadrinhos da Ediouro. Com um histórico de publicações clássicas, incluindo personagens como Luluzinha e Popeye, a Pixel Media busca parcerias com editoras internacionais para publicar obras mais atuais.

Divulgação
Imagem do capitulo
Imagem do capitulo "Tarzan e o Garoto Nativo" do gibi "€œTarzan: Contos da Selva"

"Percebemos que o mercado está mais aquecido", diz em entrevista à Folha Daniel Stycer, editor-chefe do selo. "Há um público bastante fiel e que, quando gosta de um personagem, compra tudo."

Não à toa Tarzan chegará às bancas ao lado da HQ "The Witcher", um fenômeno baseado numa obra de ficção polonesa que foi transformado em filme, série e gibi.

"Procuramos personagens interessantes que estejam relacionados a diversos nichos, como videogames e séries de televisão", afirma Stycer.

QUENTE

A percepção de um mercado aquecido, citada por Stycer, é confirmada por Paulo Ramos, jornalista e professor no curso de letras da Universidade Federal de São Paulo. À Folha ele diz que "nunca no país se publicou tantas HQs, em diferentes formatos e dos gêneros mais variados".

Ramos –autor do "Blog dos Quadrinhos", de referência na área– diz que o volume de obras está relacionado a fenômenos como a ampliação editorial e a autopublicação.

Mas, nesse mercado, competem gigantes do ramo, caso de Mauricio de Sousa e da editora Panini, que publica historinhas de super-heróis como o Homem-Aranha.

"Daqui para a frente, ganha a editora que souber trabalhar bem com autores nacionais", analisa Ramos. "Falta um interesse maior das editoras nacionais", afirma.

TARZAN: CONTOS DA SELVA
AUTOR vários
EDITORA Ediouro
QUANTO R$ 34,90 (152 págs.)


Endereço da página: