Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Filme 'Nocaute' marca mais um ponto de narrativas americanas sobre boxe

Veja o trailer de 'Nocaute'

Dentro da nobre linhagem de filmes sobre o boxe, onde imperam "O Ídolo Público" (Raoul Walsh, 1942) e "Touro Indomável" (Martin Scorsese, 1980), "Nocaute", de Antoine Fuqua, fica numa posição intermediária, mas cai felizmente para o lado positivo pela maneira eficiente de reafirmar a narrativa americana.

Vejamos a história de Billy Hope (Jake Gyllenhaal). Ele é um boxeador que conquista o título mundial, tem um séquito de ajudantes e empresários, uma família linda, mas se deixa levar por uma provocação que acaba em tragédia, vitimando sua mulher, Maureen (Rachel McAdams).

Daí em diante, sua vida vai para o buraco. Ele perde o cinturão, o dinheiro, os amigos, o empresário Jordan (curiosamente interpretado pelo rapper 50 Cent) e até mesmo a compreensão de sua filha de nove anos, Leila (a surpreendente Oona Laurence).

Divulgação
O ator Jake Gyllenhaal em cena do filme
O ator Jake Gyllenhaal em cena do filme "Nocaute"

Perde mais: por ser irresponsável e mostrar tendências suicidas, perde a guarda da filha, que precisa ficar numa instituição de caridade até que ele prove estar recuperado diante de um tribunal. É uma descida ao inferno, como tantas que o cinema americano mostrou.

A narrativa americana, contudo, reza pelo tema da segunda chance, e Billy Hope obviamente terá a sua.

Tudo começa a virar quando ele encontra o treinador Tick Wills (Forest Whitaker, de presença marcante como sempre), proprietário de um ginásio onde treinam jovens aspirantes ao pugilismo.

Tick ensina Billy a ter humildade, depois, responsabilidade. Um verdadeiro campeão, antes de tudo, tem de ser um humano melhor. Mas não basta tornar-se melhor, tem de convencer o tribunal.

A direção de Fuqua é mais comportada do que em seus filmes anteriores, sem a tremedeira habitual da câmera –esse tique do cinema atual–, exceto pelos momentos em que estamos no ringue, socando e apanhando com os lutadores, quando a tremedeira é até bem-vinda.

E Gyllenhaal faz brilhantemente um personagem complexo, cheio de comportamentos ambíguos. É o tipo de papel que pode consagrar ou derrubar um ator.

NOCAUTE
(SOUTHPAW)
QUANDO: EM CARTAZ
ELENCO: JAKE GYLLENHAAL, RACHEL MCADAMS, FOREST WHITAKER
PRODUÇÃO: EUA, 2015, 14 ANOS
DIREÇÃO: ANTOINE FUQUA


Endereço da página: