Folha de S. Paulo


Música e diversidade marcam programa do Festival de Toronto

O Festival de Cinema de Toronto, que começa nesta quinta (10), é considerado o início das campanhas dos filmes ao Oscar. Mas o evento canadense deseja ser algo mais: em 2015, o TIFF apresenta projetos esperados sobre igualdade sexual ao mesmo tempo em que investe em dramas e documentários musicais.

"Freeheld" e "About Ray" lideram a onda LGBT. O primeiro, dirigido por Peter Sollett, tem Oscar escrito por todos os lados: é baseado no curta documental homônimo que ganhou o prêmio da Academia, em 2008, e traz Julianne Moore –atual dona da estatueta de melhor atriz– como uma policial que descobre ter câncer e briga nos tribunais para que sua companheira (Ellen Page) receba os benefícios após sua morte.

"About Ray" é uma incógnita, mas a transformação visual da atriz Elle Fanning já está gerando boatos sobre sua indicação. Ela interpreta um adolescente transgênero que deseja fazer a cirurgia para a mudança de sexo e precisa convencer o pai distante (Tate Donovan) e lidar com as dúvidas da mãe (Naomi Watts).

Roland Emmerich, que é publicamente gay, exibirá um dos seus projetos mais pessoais: "Stonewall", sobre as revoltas do Stonewall Inn, em 1969, consideradas um marco na luta pelos direitos LGBT.

E Toronto deve confirmar o burburinho em torno de "A Garota Dinamarquesa", de Tom Hooper, com Eddie Redmayne lutando pelo bicampeonato no Oscar no papel da pioneira transgênero Lili Elbe.

Dramas sobre músicos reais, uma subcategoria que teve mais prestígio no Oscar, parece voltar com força em Toronto. "I Saw the Light" traz o britânico Tom Hiddleston no papel de Hank Williams, tido como o primeiro grande astro da música country americana. Williams morreu em 1953, aos 29, após anos lutando contra o alcoolismo e o vício em morfina.

Mas o drama deve ser mais forte em "Born to Be Blue", com Ethan Hawke como o trompetista Chet Baker, tão viciado em heroína que chegou a tocar apenas para sustentar o vício. Já em "The Idol", Hany Abu-Assad acompanha a história do primeiro palestino a ganhar o "Arab Idol", versão do Oriente Médio do programa "American Idol".

Toronto reflete a nova vida que os documentários musicais ganharam por causa da Netflix e da HBO. Entre os principais, um longa sobre a tour do grupo Arcade Fire ("The Reflektor Tapes"), o processo de composição de Keith Richards ("Under the Influence"), a vida tumultuada de Janis Joplin ("Janis: Little Girl Blue") e a batalha de Sharon Jones contra um câncer ("Miss Sharon Jones!").

A música está presente até na ficção. "Kill Your Friends", de Owen Harris, tem Nicholas Hoult como um produtor psicopata que tenta descobrir um hit no auge do britpop.

*

DESTAQUES DA MOSTRA Confira alguns dos títulos que estarão em Toronto

Trailer de 'Demolition'

"Demolition"
Direção: Jean-Marc Vallée
Com: Jake Gyllenhaal e Naomi Watts

Trailer de 'Perdido em Marte'

"Perdido em Marte"
Direção: Ridley Scott
Com: Matt Damon, Jessica Chastain, Jeff Daniels

Trailer de 'Freeheld'

"Freeheld"
Direção: Peter Sollett
Com: Julianne Moore e Ellen Page

Trailer de 'Trumbo'

"Trumbo"
Direção: Jay Roach
Com: Bryan Cranston e Helen Mirren

"High-Rise"
Direção: Ben Wheatley
Com: Tom Hiddleston e Jeremy Irons

"Where to Invade Next"
Direção: Michael Moore


Endereço da página:

Links no texto: