Folha de S. Paulo


Série 'Pé na Cova' reestreia neste mês em penúltima temporada

É a pá de cal em "Pé na Cova". Setembro será o último mês de gravações do humorístico, que reestreia em três semanas e terá outra temporada em 2016 antes de dizer adeus.

Os 24 episódios finais –12 vão ao ar em 2015 e os demais em 2016– já estão terminando de ser gravados, conta a diretora Cininha de Paula.

"Nunca tínhamos feito com tanta antecedência. Coisa de americano. Se funciona lá, deve funcionar aqui", diz ela, parceira de projetos de Miguel Falabella na Globo.

Divulgação
Cap 48 – Odete Roitman ( Luma Costa ) e Tamanco ( Martnália ) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Tamanco (Mart'Nália ) e Odete Roitman (Luma Costa) em "Pé na Cova"

O programa, sobre uma família que vive de fontes de renda tão diversas quanto a feitura de caixões e sessões de striptease virtual da filha, ficou fora do ar por um ano.

Houve boatos de que seria cancelado. A temporada 2015 atrasou um semestre e, quando começou a ser gravada, era já com morte anunciada.

As gravações não seguiram a toada de um ritmo fúnebre, entretanto, segundo Cininha. "A gente não vê como morte, até porque o seriado não é sobre a morte, é sobre as misérias humanas. Todas elas."

Mas houve luto. "Na semana passada teve clima triste, começou a bater uma choradeira em alguns", diz Daniel Torres, 20, que faz Alessanderson, um filho sem caráter.

O fim não veio sem protestos. "Pedimos para ele todo dia escrever mais, mas não deu", diz Luma Costa, a stripper Odete Roitman –cuja filha, que nasce chinesa por erro de inseminação artificial, se chamará Heleninha, como em "Vale Tudo", de 1988.

A nova temporada terá mais uma reviravolta surreal. A troca do esperma de Marcão, que é negro e deveria ser o pai da criança, traz uma invasão chinesa ao bairro carioca suburbano de Irajá.

Os asiáticos abrirão uma pastelaria que também faz funerais e que competirá com os negócios mortuários de Ruço (Falabella). Para diversificar os produtos, ele oferecerá velório com karaokê e pagode.

Enquanto Ruço sofre e a família se esfacela, sua parceira alcoólatra, Darlene (Marília Pêra) o ajuda a driblar a competição desleal.

Se a morte da família deve ser resolvida antes do fim da série, o sepultamento dos personagens passa pelo renascimento da equipe, que espera se reunir em novos projetos.

"Miguel queria fazer um 'spin off' [série derivada] de 'Pé na Cova'", conta a diretora. Falabella bolou ainda um seriado sobre os donos de uma companhia aérea com passagens por preço popular, segundo ela, e outro sobre a vida de atores de musicais, de nome "O Coro". "Só espero que me chame", diz.


Endereço da página: