Folha de S. Paulo


Idealizador do Live Aid, Bob Geldof planeja receber famílias de refugiados

O cantor e ativista irlandês Bob Geldof se ofereceu nesta sexta-feira (4) para receber quatro famílias de refugiados e denunciou as políticas que levaram à atual crise de migrantes na Europa.

"Jeanne [sua mulher] e eu estamos dispostos a receber imediatamente três famílias em nossa casa em Kent [sudeste da Inglaterra] e uma família em nosso apartamento de Londres", disse o artista à rádio irlandesa RTE.

"Não suporto o que está acontecendo", declarou.

Bob Geldof também comentou as imagens do menino Aylan, encontrado morto em uma praia turca.

"Eu observei com um profundo sentimento de vergonha e traição, a respeito do que somos e do que desejamos ser", disse, antes de denunciar a ação dos governos europeus.

"O fracasso destas políticas levou a tal desonra", declarou.

Geldof ficou famoso com o grupo e fundação Band Aid, criado em 1984 com o objetivo de arrecadar dinheiro para ajudar a população da Etiópia, dizimada pela fome. Em 2014, um novo grupo se reuniu para arrecadar recursos para a luta contra o Ebola.

Mais de 300.000 pessoas atravessaram o Mediterrâneo desde o início de 2015, e mais de 2.600 morreram durante a travessia, segundo o Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados).


Endereço da página:

Links no texto: