Folha de S. Paulo


Portadora de esclerose lateral amiotrófica, Leide Moreira lança terceiro livro

A poeta e advogada Leide Moreira, 67, lançou nesta quinta-feira (27) seu terceiro livro, "Não Espere de Mim Apenas Poesias", escrito apenas com os olhos. No evento, que aconteceu no auditório da Folha, as atrizes Gilda Nomacce e Dani Smith leram trechos da obra, enquanto os violonistas Elder Costa e Rafael Toledo apresentaram versões musicadas dos poemas.

Em "Não Espere de Mim Apenas Poesias", a advogada, que é portadora de esclerose lateral amiotrófica, enfermidade que causa a perda gradual das funções motoras, mescla poemas (todos escritos a partir de uma tabela especial, que lhe permite soletrar com os olhos) a informações de seu cotidiano e cartas aos amigos.

Marlene Bergamo/Folhapress
ILUSTRADA - 27//08/2015 - Leide Moreira, que tem ELA - Esclerose Lateral Amiotrofica -lança terceiro livro escrito com movimento dos olhos, em - Nao Espere de Mim Apenas Poesias - a autora intercala poemas a conversas diarias com filhos e cuidadoras. - Foto - Marlene Bergamo/ Folhapress - 0717.
Leide Moreira, 67, portadora de esclerose lateral amiotrófica, lança livro de poesias na Folha

"Ontem sonhei que tinha meus movimentos de volta, estava curada," diz um dos trechos, que inspirou o poema "Sonho Lindo": "Tive um sonho lindo/Sonhei que meus movimentos voltaram/Corria de um lado para o outro/ Brincava com meus netos (...)".

Após a récita, dirigida pelo ator Donizeti Mazonas, Leide autografou, com digitais, os livros presenteados ao público.

A esclerose lateral amiotrófica é uma doença degenerativa que leva à paralisia. O portador mais conhecido da ELA é o físico britânico Stephen Hawking, que a descobriu aos 21 anos. Em Leide, os primeiros sinais da doença surgiram há 11 anos, com a diminuição da força das mãos, em 2004, e levaram à perda total da fala, um ano depois.

Já em 2006, Leide publicava "Letras da Minha Emoção", seu primeiro livro de poemas —os quais, desde então, não parou mais de escrever.


Endereço da página: