Folha de S. Paulo


CRÍTICA

'Que Fim Levou Juliana Klein?' atesta vitalidade da literatura feita fora dos centros

"Que fim levou Juliana Klein?", de Marcos Peres, é um romance policial que tem como protagonista Irineu, um delegado que apura uma série de crimes ocorridos em 2005, 2008 e 2011 em Curitiba.

Os capítulos se alternam com os respectivos anos em que se passam. Como acontece nos romances policiais, o foco reside no detetive que investiga e, ao final, o autor tira da cartola um criminoso insuspeito, o que pode parecer inverossímil. Entretanto, isso não importa, o prazer reside na curiosidade que leva o leitor a querer descobrir as causas do crime. Aqui não é muito diferente, apesar de as motivações serem complexas demais para o intelecto do delegado: o princípio do eterno retorno de Nietzsche.

Sergio Ranalli/Folhapress
O escritor Marcos Peres
MARINGA, PR, BRASIL, 18-08-2015, 23h00: Escritor Marcos Peres. (Foto: Sergio Ranalli/Folhapress, ILUSTRADA) *EXCLUSIVO FOLHA**

Peres tece seus romances a partir de uma intrincada rede de leituras e teorias. Seu primeiro livro, "O Evangelho segundo Hitler", cujo personagem era o escritor argentino Jorge Luis Borges, tinha também uma trama complexa, quiçá um pouco estapafúrdia. Mas há de se reconhecer que o jovem autor de Maringá (PR) tem uma escrita primorosa e uma construção narrativa de grande habilidade.

No novo romance, além de Nietzsche e outros filósofos, percebe-se explicitamente a citação de Shakespeare através da oposição entre duas famílias arquirrivais, os Koch e os Klein. Os crimes cometidos envolvem sempre as duas famílias, ora a vítima é um Koch, ora um Klein. A inimizade já vinha de Frankfurt, de onde são originários. Os personagens são todos professores universitários.

A nova geração de escritores oferece uma multiplicidade de formas de narrar. Marcos Peres pertence à tradição borgiana da citação de autores, apelando ao pastiche temperado pelo humor. Essa ampla gama de estilos atesta a vitalidade da literatura brasileira contemporânea que se produz também fora dos grandes centros.

QUE FIM LEVOU JULIANA KLEIN?
AUTOR: MARCOS PERES
EDITORA: RECORD
QUANTO: R$ 40 (352 PÁGS.)

EURÍDICE FIGUEIREDO é professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal Fluminense


Endereço da página: