Folha de S. Paulo


Homenagem a Hermógenes de Andrade é filme tradicional e engajado

Uma tuberculose severa aos 35 anos revolucionou a vida de José Hermógenes de Andrade Filho (1921-2015). Militar, ele descobriu livros de ioga enquanto estava com a "vida estagnada" dedicada à cura da doença. Começou fazendo exercícios escondido no banheiro. Ao longo de décadas, se transformou em um dos maiores divulgadores da prática no Brasil.

Escreveu mais de 30 livros, como "Yoga para Nervosos", misturando filosofia de vida, autoajuda, poesia, técnicas terapêuticas. Desde os 1960, vendeu mais de meio milhão de exemplares, sendo o primeiro autor nacional de best-seller para o seu editor. "Autoperfeição com Hatha Yoga" (1962) está na 50ª edição.

Divulgação
Hermógenes de Andrade exibe técnica de ioga em cena do documentário
Hermógenes de Andrade exibe técnica de ioga em cena do documentário

Fragmentos da trajetória desse líder espiritual, comunicador e ativista está em "Hermógenes, Professor e Poeta do Yoga", de Bárbara Tavares. É um documentário para adeptos do modo de vida. Sua atmosfera é de divulgação e de propaganda do método. Tem o mérito de recuperar uma história especial e pouco conhecida para quem não frequenta as academias.

Vídeos caseiros relembram suas peregrinações pelo Brasil e pela Índia. Palestras, debates, passeios passam pela tela. A qualidade das imagens e do áudio dessas cenas antigas nem sempre é boa, mas têm papel documental. Hermógenes vai envelhecendo, mas não perde o vigor físico e a facilidade para eletrizar plateias.

Sua academia, no centro da cidade do Rio de Janeiro, chegou a ter 800 alunos. Muitos deles dão entrevistas sobre a influência do professor, seu carisma e determinação. Ressaltam o humor e as piadas que salpicavam suas apresentações.

Hermógenes era dado a inventar expressões como "normótico" (aquele que leva uma vida normal) e "egoesclerose" (a doença do tempo atual). Certa vez diagnosticou como "esculhambose" o mal que afligia uma pessoa com muitas dores nas costas.

A fita expõe depoimentos de pessoas que relatam como superaram situações dramáticas com a ajuda das ideias do mestre. Um deles é de Marcelo Yuka, músico e político, fundador da banda O Rappa, que ficou paraplégico ao ser baleado em assalto em 2000.

Sem espaço para discussões e críticas, o documentário trata o ioga como um comportamento que funde espiritualidade, disciplina, exercício, meditação. Para ampliar o foco, ouve religiosos de diversas crenças e médicos que defendem o método para melhorar a vida de doentes.

Tradicional e engajado, o filme é uma homenagem a um precursor e agitador que deixou marcas.

HERMÓGENES, PROFESSOR E POETA DO YOGA
DIREÇÃO: BÁRBARA TAVARES
PRODUÇÃO: BRASIL, 2015
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE
QUANDO: ESTREIA NESTA QUINTA (20)


Endereço da página: