Folha de S. Paulo


'É Academia Brasileira da Sacanagem', diz Fernanda Torres sobre monólogo

"Essa peça é assustadora, eu não me canso dela." Após 12 anos da estreia de "A Casa dos Budas Ditosos", a atriz e colunista da Folha Fernanda Torres fará quatro apresentações do monólogo a partir desta sexta-feira (21), em São Paulo.

Adaptação de Domingos de Oliveira para o romance homônimo de João Ubaldo Ribeiro (1941-2014), a comédia retrata uma sexagenária baiana. Libertina e sem papas na língua, a personagem detalha as experiências sexuais que teve ao longo da vida.

Flávio Florido - 14.nov.03/Folhapress
Fernanda Torres em ensasio do espetáculo
Fernanda Torres em ensaio do espetáculo "A Casa dos Budas Ditosos"

Narra a sua história sentada no centro do palco, à meia-luz e falando ao microfone. É acompanhada de apenas alguns objetos: o livro "Nossa Vida Sexual", do alemão Fritz Kahn, e duas pequenas estátuas de budas fazendo sexo (os tais "ditosos" do título).

"Não [é um humor escrachado]. É alta literatura. É a Academia Brasileira da Sacanagem", brinca Fernanda, que venceu o Prêmio Shell-SP, em 2004, por sua atuação no espetáculo.

JOÃO UBALDO

Fernanda está há quase cinco anos sem apresentar o monólogo. Voltou em julho, em uma temporada no Rio de Janeiro, a primeira depois da morte do autor.

"Essa peça é muito louca, porque eu faço há 12 anos, mas ela é tão sólida, porque é baseada no talento do Ubaldo, nesse poder meio hipnótico que ele tem, desse contador de causos."

A atriz conta que, no início, parte do público tinha certo preconceito com a peça. "Muitos amigos meus até demoraram para ver achando que era uma comédia caça-níqueis. Mesmo sendo Ubaldo, sendo Domingos. E, nesses últimos anos, comecei a escrever [assina uma coluna mensal na "Ilustrada" ], então eu sinto que um outro público começou a vir à peça. É engraçado, parece que estou estreando [o monólogo]."

A CASA DOS BUDAS DITOSOS
QUANDO sex. (21), às 21h, sáb. (22), às 18h e às 21h, dom. (23), às 19h
ONDE Teatro Porto Seguro, al. Barão de Piracicaba, 740, tel. (11) 3226-7310
QUANTO R$ 70 e R$ 100 (ingressos esgotados)
CLASSIFICAÇÃO 18 anos


Endereço da página:

Links no texto: