Folha de S. Paulo


Xuxa assume 'lado Ellen' em estreia na Record

Xuxa não morreu na televisão. Está na Record.

Depois de 32 anos de carreira na televisão, quase 30 deles na Globo, a apresentadora começou uma nova etapa em sua carreira nesta segunda-feira (17) à noite com a estreia do "Programa Xuxa Meneghel" na nova emissora, mas citou também Globo, Hebe Camargo, Globo, Silvio Santos, Paquitas, Globo e Teleton.

No dia da semana consagrado na televisão por Hebe, Xuxa estreou ainda em busca de um estilo próprio, mas com um formato conhecido, o do programa "Ellen", da comediante norte-americana Ellen DeGeneres.

E a antiga "rainha dos baixinhos" não escondeu de ninguém a inspiração. Do figurino, com jeans e terninho preto, ao formato do palco, passando pelas interações com a plateia. Também dançou, rebolou e andou pela plateia, como Ellen. Só não usou o humor rápido e inteligente da americana. Não dá para copiar tudo.

Numa montagem, ela aparece ao lado da própria Ellen. Em outra parte, desafia o público a descobrir quem é a moça com a cara coberta no telão: Xuxa ou Ellen (a filha Sasha, presente na estreia, errou)? Até a tipologia do nome do programa lembra o de Ellen.

Também rolaram presentinhos para toda plateia (como na Ellen). No caso, o mimo foram ingressos para o novo "Missão: Impossível" após o próprio Tom Cruise dar boas-vindas a Xuxa (em vídeo).

DeGeneres a parte, boa parte do programa foi mesmo sobre... Xuxa, com direito a lembrança de musiquinhas, como "Lua de Cristal", muitas imagens de arquivo, cenas da chegada à nova emissora e pelo menos cinco menções a Globo –que nas duas primeira vezes foi chamada de "antiga casa".

Na hora de trazer a primeira convidada, Xuxa chamou Cláudia (na verdade, Érika), coadjuvante de um famoso "meme" com a apresentadora dos tempos de Manchete –se você não conhece a cena, é só digitar "Xuxa Senta Cláudia" no YouTube. Na ocasião, a pequena Érika se aproximou de Xuxa, que não deu bola para a criança e soltou o famoso bordão: "Senta lá, Cláudia". A apresentadora pediu desculpas à moça e lhe cedeu cadeira cativa.

Xuxa chegou a arriscar uma piada: "Descobri por que você é sapo, Ju [Junno]. Porque você adora uma perereca". "Se fosse o outro já cortavam, porque eu não podia falar essas coisas", concluiu.

Ainda se ambientando com a Record, Xuxa recebeu quatro atores de "Os Dez Mandamentos" (ex-globais) e desejos de boa sorte da turma da casa: Sabrina Sato, Rodrigo Faro e Marcos Mion –nada de Gugu.

Parece que, quando deixou a Globo de lado, Xuxa descontraiu um pouco mais. Como a própria avisou na abertura, "se eu fizer alguma coisa errada, me perdoem. Aprendi que não sei nada".

Depois de um ano e meio na geladeira da Globo, Xuxa agora pode recuperar o tempo e o espaço perdido.


Endereço da página:

Links no texto: