Folha de S. Paulo


Aos 21, 'Malhação' se assume uma novela e fortalece carga dramática

Vinte anos atrás, um aluno chamado Jurandir chegava à escola com um segredo: gostava de garotos. Em 2015, a mesma pessoa, agora homem formado, retornará aos bancos do colégio onde se passa "Malhação", mas no papel de professor de matemática —e heterossexual convicto.

É o ator Murilo Rosa, 44, que começou sua carreira no folhetim quando ele tratava de temas que hoje, pós-beijo gay em novela, soam quase ingênuos. Rosa volta na 21ª temporada da trama teen, que estreia na Globo nesta segunda (17), com direção mais ágil e texto que lembra mais o de uma novela.

"Estou adorando voltar. Ainda mais que 'Malhação' passou a fazer parte do horário nobre, dar tanto ibope quanto novelas", diz Rosa. O enredo alcança a mesma audiência da novela das sete.

Não foi só na popularidade que o programa se aproximou das novelas, diz o autor Emanoel Jacobina, 53, um dos seus criadores. "A primeira mudança desta temporada é: 'Malhação' é uma novela." A nova classificação para o produto, até então chamado de seriado, deu uma guinada em sua estrutura.

Em vez de uma só escola, são duas: ambas públicas, uma delas "mais ou menos" e outra cheia de recursos.

Os capítulos, que costumavam ser divididos por temas (um aluno que toma uma cerveja escondido em um ou um casal que faz sexo desprotegido em outro, por exemplo), passam a ter vários dilemas simultâneos que se estenderão ao longo da temporada.

"O jovem tem muito mais acesso a entretenimento e informação, então diminui a necessidade de didatismo. É mais importante fortalecer o drama, a dramaturgia."

E drama não falta. Em uma gravação acompanhada pela Folha, os alunos do colégio rico se rebelam pelo direito de não usar o uniforme. Não é birra: duas alunas foram assediadas na rua, e alguns pensam que a saia plissada pode ter sido o chamariz do tarado, enquanto outros afirmam que mulheres podem vestir o que quiserem.

"A velocidade narrativa é maior, com cinco, seis histórias andando, então está dando um trabalho do inferno", conta o autor, rindo.

A aparência apresentada na tela também passou por recauchutagem. As câmeras são inquietas e trafegam entre os atores. Abundam closes de partes do corpo que não o rosto. "Dá mais trabalho, mas fica legítimo", diz o diretor-geral, Léo Nogueira.

Um "drone" e uma equipe especializada em filmagem esportiva foram usados para fazer as cenas de uma escalada no capítulo inaugural.

Estreiam junto com o programa uma nova geração de globais. "Quando passei no teste, não acreditei", diz uma das protagonistas, Giulia Costa, 15. Não que o sim fosse a oportunidade de enfim conhecer o Projac, metrópole cenográfica da Globo, no Rio.

Costa é filha da atriz Flávia Alessandra e já havia acompanhado a gravação de novelas antes de estar em uma.

Ainda no time dos famosos está Lucas Lucco, 24, um astro do sertanejo universitário cujo novo clipe teve mais de um milhão de acessos nos primeiros dois dias na internet.

Foi o diretor que viu Lucco dançando no "Domingão do Faustão" e pensou que ele pudesse ser uma boa adição à novela. Mas todos fizeram prova para entrar nessa escola, afirma Emanoel Jacobina.

*

Veja quais são os atores rodados e os familiares de famosos que compõem o elenco:

OS VETERANOS...
Marcos Frota, 58
Depois de dez anos longe das novelas, volta à cena

Murilo Rosa, 44
Estreou no folhetim há 20 anos. Agora é um professor

Solange Couto, 58
Volta depois de 5 anos como a mãe de Lucas Lucco

...E OS HERDEIROS

João Vithor Oliveira, 19
Neto do cineasta Domingos de Oliveira

Livian Aragão, 16
Filha do humorista Renato Aragão

Giulia Costa, 15
Filha da atriz Flavia Alessandra

*

NA TV
Malhação: O Seu Lugar no Mundo
QUANDO: segunda (17), às 17h32, na Globo


Endereço da página:

Links no texto: