Folha de S. Paulo


CRÍTICA

'Na Próxima, Acerto no Coração' escapa dos clichês de serial killer

"Na Próxima, Acerto no Coração" não é um filme de serial killer típico. Não tem a sanguinolência que celebrizou a série "Jogos Mortais". Não se baseia no mistério sobre a identidade do assassino, como "Se7en" (1995).

O filme, dirigido por Cédric Anger (roteirista de "O Homem que Elas Amavam Demais"), é antiespetacular. Mas se baseia em fato real espetacular: a história de uma série de crimes investigada pela pessoa que os cometeu.

O filme inspira-se no romance "Un Assassin Au-Dessus de Tout Soupçon" (um assassino acima de qualquer suspeita), de Yvan Stefanovitch, que por sua vez se inspira em reportagens sobre acontecimentos verdadeiros.

Entre 1978 e 1979, um maníaco ataca uma série de jovens mulheres na região de Oise, na França. No começo, ele tenta atropelá-las com carros roubados. Depois, passa a dar carona para algumas e assassiná-las no caminho.

O rosto do assassino é revelado na primeira sequência. Sua profissão, na segunda. Estamos longe do território do "whodunit" (os suspenses baseados na descoberta da identidade do criminoso).

O lance surpreendente vem a seguir: o assassino Franck (Guillaume Canet), policial reservado e competente, é encarregado de investigar os crimes que cometeu.

Uma parte do interesse de "Na Próxima..." está no suspense que se cria sobre o desenlace da história. Ou seja, como e quando os outros policiais darão conta de que um de seus colegas é o criminoso.

Mas isso não é o essencial. O filme é um estudo de personagem, seu mistério é a personalidade de Franck.

Nesse sentido, está mais próximo de um "Taxi Driver" (1976), de Martin Scorsese, do que do trivial do serial killer.

Aliás, Canet lembra o jovem Robert DeNiro, tanto fisicamente quanto na atuação contida (da época em que o ator americano não havia virado uma caricatura de si mesmo).

O trunfo de Anger é não oferecer ao espectador pistas fáceis. Franck é evidentemente um misógino, mas o filme não fecha na hipótese de um homossexual enrustido.

Ele tem uma noção clara de pecado e pratica o autoflagelo, mas está longe de ser um fanático religioso clássico. Tem dificuldades para se relacionar com o mundo, mas vem de uma família amorosa e é alvo da adoração de uma bela mulher (Ana Girardot).

Ao final, narrados sem pressa, os crimes serão resolvidos, mas Franck permanecerá como um mistério –enigma que a impassibilidade de Canet ajuda a preservar.

NA PRÓXIMA, ACERTO NO CORAÇÃO (La Prochaine Fois Je Viserai Le Coeur)
DIREÇÃO: CÉDRIC ANGER
ELENCO: GUILLAUME CANET, ANA GIRARDOT, JEAN-YVES BERTELOOT, PATRICK AZAM, ARNAUD HENRIET, DOUGLAS ATTAL E MICHEL CASSAGNE
PRODUÇÃO: FRANÇA, 2014
QUANDO: ESTREIA NESTA QUINTA (13)
CLASSIFICAÇÃO: 14 ANOS


Endereço da página:

Links no texto: