Folha de S. Paulo


'Ainda Estou Aqui' cativa com texto coloquial e edição engenhosa

Qualquer movimento de Marcelo Rubens Paiva em direção a uma obra autobiográfica causa muita expectativa. Foi nesse gênero que ele estreou na literatura, com o sucesso estrondoso de "Feliz Ano Velho" (1982).

Quem esperar o mesmo ímpeto adolescente em narrativa fluida e coloquial pode ser surpreendido com "Ainda Estou Aqui". O coloquial permanece, mas Paiva, hoje um escritor muito mais completo, adota um vaivém narrativo que é ao mesmo tempo estranho e atrativo.

O foco é sua mãe, Eunice Paiva, desde o desaparecimento do marido, passando por casos que retratam sua maneira peculiar de educar os filhos, episódios de grande superação e sua atuação política, até a chegada agressiva do Alzheimer.

Eduardo Anizelli/Folhapress
Paiva e Hugo, um de seus gatos, em seu apartamento em Perdizes, São Paulo
Paiva e Hugo, um de seus gatos, em seu apartamento em Perdizes, São Paulo

Paiva praticamente "cola" sua vida, ou o que deseja contar dela nos últimos anos, no desenrolar da vida de Eunice. É quase uma autobiografia "de carona", a reboque do que acontece com a mãe.

Dedicando uma boa parte da abertura do livro a discutir a memória e como as pessoas lidam com ela no decorrer do amadurecimento, o autor praticamente justifica, talvez sem querer, a edição nada linear de seu texto.

Assim, de modo voluntário ou não, Paiva espalha fluxos narrativos que o leitor vai aos poucos encaixando aqui e ali. Metalinguagem engenhosa, uma espécie de paralelo com o funcionamento do cérebro, caçando memórias soltas para com elas construir a lembrança compreensível.

Em "Feliz Ano Velho", a leitura deixa claro que Paiva não teve receio de expor seus defeitos e questões não resolvidas, fartas como acontece na adolescência de todos.

Essa mesma franqueza ao escrever é aplicada à história de sua mãe no novo livro.

É flagrante um orgulho filial enquanto ele relembra a altivez da mãe diante das dificuldades pelas quais passaram sem a presença do pai.

Depois, Paiva não esconde nem tenta atenuar os efeitos do Alzheimer, debilitando aos poucos uma mulher antes tão ativa e determinada

Ainda Estou Aqui
Marcelo Rubens Paiva
livro
Comprar

Marcelo Rubens Paiva evoluiu muito como escritor, Mesmo quando se dedica a episódios na pós-adolescência, na luta para se adaptar à vida na cadeira de rodas, seu texto é às vezes simples, mas sempre denso. "Ainda Estou Aqui" não é mais um relato juvenil. É a vida que vai.

AINDA ESTOU AQUI
AUTOR: MARCELO RUBENS PAIVA
EDITORA: ALFAGUARA
QUANTO: R$ 39,90 (296 PÁGS.)


Endereço da página:

Links no texto: