Folha de S. Paulo


Novo 'Quarteto Fantástico' acerta fórmula na fonte da juventude

"Quarteto Fantástico 2" está programado para estreia mundial no dia 9 de junho de 2017. Tem tudo para ser bem legal. Por isso é bom ver "Quarteto Fantástico", que entra nos cinemas brasileiros nesta quinta (6), um dia antes da estreia nos Estados Unidos.

É justificada a confiança dos Estúdios Marvel numa continuação. Após versões ruins –um longa independente produzido por Roger Corman, que nunca foi lançado, e dois filmes em 2005 e 2007, problemáticos–, esse Quarteto "teen" é divertido.

Sim, é uma versão juvenil. Nos quadrinhos originais, apenas Johnny Storm, o Tocha Humana, era adolescente. Agora estão todos nesta faixa. Até o arquivilão dos heróis, o Dr. Destino, aparece com uns 20 anos, como "bad boy".

Mexer nas características dos personagens de gibi irrita os fanáticos –que criticam o bom "Homem-Formiga", outro herói Marvel em cartaz. Mas, no caso do Quarteto, a reinvenção é um bálsamo.

Porque esses fãs tiveram de aturar dois filmes na década passada que eram fiéis aos quadrinhos, mas que não funcionaram. Jessica Alba loira no papel de Mulher Invisível era o menor dos problemas.

Quarteto Fantástico

O segundo filme também desperdiçou um herói fascinante, o Surfista Prateado, em versão opaca. E desde o primeiro a produção errou com um Coisa pequeno e um Reed Richards chato e sonolento.

O novo longa já acerta ao dar o papel de Reed a Miles Teller, ótimo ator que sangra na bateria em "Whiplash". Ele consegue dar alma e humor a um personagem que mesmo no gibi não é simpático.

Reed é recrutado numa feira de ciências para trabalhar com o cientista Franklin Storm, que desenvolve um projeto de teletransporte.

Então conhece Susan, cientista precoce e filha adotiva de Storm, e outro jovem gênio, Victor von Doom. Apesar da tensão entre os dois garotos apaixonados por Sue, o projeto dá certo e eles abrem uma porta para outra dimensão. Os garotos resolvem entrar na geringonça e Reed chama o amigo Ben para a aventura.

Aí, o que todo mundo espera acontece. Reed retorna com o poder de esticar seu corpo, Ben agora é um gigante de pedra, Susan consegue ficar invisível e criar campos de força, e Johnny, irmão dela, pode incendiar seu corpo e voar.

Enquanto fogem dos militares que querem usá-los como armas, precisam encarar Victor, cuja transformação em Dr. Destino não deve ser discutida aqui –seria spoiler.

O filme acaba totalmente propício à continuação já anunciada, porque os jovens fantásticos emplacaram.

QUARTETO FANTÁSTICO (Fantastic Four)
QUANDO: ESTREIA NESTA QUINTA (6)
CLASSIFICAÇÃO: 12 ANOS
ELENCO: MILES TELLER, KATE MARA, MICHAEL B. JORDAN, JAMIE BELL
PRODUÇÃO: EUA, 2015
DIREÇÃO: JOSH TRANK


Endereço da página:

Links no texto: