Folha de S. Paulo


Diretor de 'A Grande Beleza', Paolo Sorrentino roda série sobre o Vaticano

O famoso cineasta italiano Paolo Sorrentino, que venceu o Oscar de 2013 com "A Grande Beleza", iniciou nesta terça-feira em Roma as filmagens para sua primeira série de televisão sobre um fictício primeiro papa ítalo-americano.

A série, cujo título provisório é "Young Pope" (O Papa jovem), terá oito capítulos de 50 minutos e será coproduzido pela Sky Italia, a americana HBO e a francesa Canal +.

As filmagens começaram em Villa Medicis, a histórica sede da Academia da França, onde segundo o jornal "Il Messaggero" foram reconstruídas as imponentes salas do Vaticano.

Joe Klamar/AFP
Paolo Sorrentino com seu Oscar de melhor filme estrangeiro por 'A Grande Beleza', em 2014
Paolo Sorrentino com seu Oscar de melhor filme estrangeiro por 'A Grande Beleza', em 2014

O ator britânico Jude Law interpretará o papa da série, enquanto a americana Diane Keaton interpretará a freira Mary, mão direita do pontífice.

A série, escrita por Sorrentino, contará com um elenco de estrelas, incluindo Javier Cámara, Cecile de France, Ludivine Sagnier, Silvio Orlando, Scott Shepherd, Toni Bertorelli e James Cromwell.

"'Young Papa' conta a polêmica história do início do pontificado de Pio 13, Lenny Belardo, um personagem complexo e conflituoso, tão conservador em suas escolhas que beira o obscurantismo, mas cheio de compaixão para com os fracos e os pobres", explicou em um comunicado Canal +.

Além de Villa Medicis, várias cenas serão filmadas em Villa Lante di Bagnaia, em Viterbo, perto de Roma, no Jardim Botânico, em Villa Phamphili, no bairro de Trastevere, entre outros locais históricos da capital italiana.

Sorrentino declarou à imprensa italiana que a série não irá provocar escândalo, uma vez que não fala dos aspectos obscuros ou esotéricas, e que aborda a gestão diária do poder, em um duelo entre o humano e o divino.

Esta é a primeira incursão do cineasta na televisão.


Endereço da página:

Links no texto: