Folha de S. Paulo


Alfredo Bello, o DJ Tudo, leva Brasil profundo às pistas antes que se acabe

mg

Com a morte, em julho de 2014, de Sebastião Amaro dos Santos, o Mestre Tião, foi-se embora parte preciosa do pouco que resta do samba de matuto, folguedo popular que floresceu entre Pernambuco e Alagoas, com traços de maracatu e pastoril, música percussiva, pastoras (ou baianas) e um apito do mestre a marcar as toadas.

Mestre Tião liderava o Samba de Matuto Leão da Primavera, de Maragogi, litoral norte alagoano. Um raro registro do artista se deve a Alfredo Bello, 43, um dos principais pesquisadores de manifestações culturais brasileiras, que em 2013 gravou músicas do Leão da Primavera cantadas por Tião (uma delas, "Nunca me Faltou Sonora", pode ser ouvida aqui ).

Desde 2000, Bello, também músico e produtor, dedica-se a correr o país registrando grupos tradicionais, alguns de gêneros em vias de extinção, como o samba de matuto. Já tem 2.000 horas de gravações, armazenados em HDs que somam dezenas de terabytes (cada terabyte tem 1.000 gigabytes).

Pelo seu selo, o Mundo Melhor, já lançou 19 álbuns com esses registros, de maracatus, congados, baianás, moçambiques e bandas de pífanos, entre outras tradições –a maioria de forma independente.

Mineiro criado em Brasília e radicado em São Paulo, Bello é também o DJ Tudo, personagem que recria folguedos populares em batidas eletrônicas para dançar.

Tem um acervo de estimados 13 mil vinis, espalhados por todos os cantos de sua casa-estúdio na Penha, zona leste paulistana.

Coleções de tambores e de sintetizadores, duas paixões, disputam espaço com os discos do Brasil e do mundo –de duas viagens ao Marrocos, trouxe 300 LPs.

A fusão entre a pesquisa de Bello e a criação do DJ Tudo pode ser vista nesta quarta (5), na noite "Manifesto da Festa - A Música do Brasil", em que ele terá convidado o DJ Formiga, do coletivo Vinil é Arte.

CAMINHO

É um caminho longo até que a festa dos estratos populares dos rincões do país vire festa de modernos em pistas de dança pelo mundo. Munido de um gravador profissional portátil e uma câmera de vídeo, Bello percorre todas as regiões do Brasil, num trabalho tanto antropológico e etnográfico quanto musical.

São centenas de manifestações, a maioria de matriz africana e/ou indígena, mas também europeia –ou uma mescla das três.

Ele conta que, além do samba de matuto, há muitas tradições perto de sumir. Lista outras duas de Alagoas, a coboclinha e a cambinda.

Ensina que há outras que assumem feições distintas dependendo do lugar, caso do moçambique (o de São Paulo difere do de Minas, que difere do do Rio Grande do Sul) ou da marujada (a de Sergipe discrepa da de Minas).

Há, entretanto, um ponto em comum entre todas, aponta Bello: "A maioria dessas coisas não tem mais registro em LP nem em CD".

Segundo o pesquisador, Sergipe é, proporcionalmente, o Estado brasileiro mais rico em tradições culturais. "É o menor Estado, mas é muito rico e muito vulnerável." Em quantidade de folguedos, diz, nenhum supera Minas.

Uma vez que para grande parte dos brasileiros a cultura tradicional do país ainda soa exótica e folclórica –no sentido mais pejorativo do termo–, não causa espanto que o trabalho de Bello/DJ Tudo encontre mais espaço e ressonância no exterior.

Seus quatro discos autorais, como DJ Tudo, foram gravados parte na Europa –o último, "Pancada Motor - Manifesto da Festa", foi produzido por Mad Professor e saiu na Inglaterra pelo selo Far Out.

O segundo, "Nos Quintais do Mundo", resultou de uma residência artística que fez entre Londres e Glasgow. Entre 2011 e 2013, fez seguidas turnês no continente. O próximo álbum, a sair em dezembro, foi gravado na Índia.

LEE PERRY

Alfredo Bello nasceu Luiz Alfredo Coutinho Souto, em Juiz de Fora (MG). Foi criado em Brasília, onde se formou em música pela UnB, antes de se mudar para São Paulo em dezembro de 1998.

O codinome Bello ele tomou emprestado, por sugestão de um amigo, de um personagem da música "Hurricane", de Bob Dylan.

Já tocou com Lee "Scratch" Perry, lenda jamaicana do reggae e do dub. Produziu discos de artistas como Junio Barreto, Ortinho, Cérebro Eletrônico, e Porcas Borboletas e é coautor da trilha sonora do filme "Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios", de Beto Brant.

DJ TUDO - MANIFESTO DA FESTA - A MÚSICA DO BRASIL
QUANDO qua. (5), a partir das 21h (show às 23h30)
ONDE Espaço Urucum, r. Cardeal Arcoverde, 1.598, Pinheiros, tel. (11) 2309 7409
QUANTO R$ 7


Endereço da página:

Links no texto: