Folha de S. Paulo


crítica

Sequência de 'Magic Mike' é só para fãs de barriga 'tanquinho'

É inegável que as coreografias são atléticas, difíceis mesmo. Mas, sem um bom roteiro para ligá-las, não formam um filme.

"Magic Mike XXL", continuação de um grande sucesso de bilheteria, poderia ser um péssimo filme, mas não é. Porque não chega a ser um filme. É só péssimo.

Seu antecessor não era grande coisa. Uma história sobre strippers masculinos com humor, drama e evidentes atrativos para fãs de barrigas "tanquinho". Sua continuação deixa de ser um filme sobre esses personagens e esse mundo peculiar.

"MMXXL" (como o filme é divulgado em redes sociais) é só uma sucessão de strip-tease, com menos criatividade do que o original. Sobressaem coreografias de sexo simulado, com os rapazes fogosos se esfregando sem parar em suas fãs mais fogosas ainda.

Por mais que quesitos básicos como roteiro, edição e atuação sejam desprezados, o filme está fadado ao sucesso. O motivo é Channing Tatum, que lidera a corrida pelo posto de gostosão de Hollywood.

Atuando em longas bacanas como "Foxcatcher" ou superproduções como "O Destino de Júpiter", ele dedica atenção especial à franquia "Magic Mike", na qual usa o que aprendeu em seu passado como stripper.

É inegável que as coreografias de Mike são atléticas, difíceis mesmo, e Tatum faz todas com vigor. Mas, sem um bom roteiro para ligá-las, não formam um filme.

Existe um fiapo de história, que é a viagem dos strippers do filme anterior (sem Matthew McConaughey, fora desta continuação) para sua última participação numa convenção da categoria. No caminho, param em vários lugares e o strip-tease rola fácil.

"Magic Mike" tinha elementos para garantir mais atenção, como a presença de McConaughey e a direção de Steve Soderbergh, diretor um tanto supervalorizado, mas capaz de filmes instigantes.

Sem isso, sobrou um audiovisual de homens sarados dançando sem roupa. Para quem prefere meninas, a namorada de Mike é interpretado por Amber Heard, sra. Johnny Depp, hoje o rosto mais luminoso de Hollywood.

MAGIC MIKE XXL
DIREÇÃO: GREGORY JACOBS
ELENCO: CHANNING TATUM, AMBER HEARD, ANDIE MCDOWELL
PRODUÇÃO: EUA, 2015, 16 ANOS
QUANDO: EM CARTAZ

L*


Endereço da página: