Folha de S. Paulo


Em novo 'Millenium', Lisbeth Salander tenta hackear inteligência americana

A Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA) será o próximo alvo da superhacker Lisbeth Salander. 'A Garota na Teia de Aranha', continuação da trilogia "Millenium" de Stieg Larsson, escritor sueco morto em 2004, escrita pelo também sueco David Lagercrantz teve seus primeiros detalhes revelados por sua editora na Inglaterra, MacLehose Press, nesta quarta (22).

Com lançamento previsto para 27 de agosto –inclusive no Brasil, pela Companhia das Letras–, o romance foi produzido debaixo de sete chaves. Lagercrantz escreveu a obra em um computador sem conexão com a internet e entregou o manuscrito pessoalmente, em cópia única para a editora sueca Norstedts, que então enviou por correio cópias para as editoras nos 35 países em que o livro será lançado no próximo mês.

Divulgação
Daniel Craig e Rooney Mara em cena da refilmagem americana de
Daniel Craig e Rooney Mara em cena da refilmagem americana de "Millenium - O Homem que Não Amava as Mulheres", de 2011

Mesmo com todo o esquema de proteção criado para a obra, a editora britânica decidiu revelar pontos-chave da trama, que dá continuidade à história de Salander e do jornalista Mikael Blomkvist a partir de "A Rainha no Castelo de Ar" ("The Girl Who Kicked the Hornet's Nest", na edição em inglês), lançado na Suécia em 2007 e no Brasil em 2009.

O romance começa com o "renomado cientista sueco Professor Balder" entrando em contato com Blomkvist e pedindo ao jornalista que publicasse a história dele, Balder. Segundo a editora, é uma história "assustadora". As forças de segurança da Suécia ofereceram proteção ao professor, mas o que ele quer é preservar o trabalho de sua vida —avanços inéditos em inteligência artificial —ao torná-lo público.

Mais tarde se descobre que Balder já vinha trabalhando com Salander, que esteve sem contato com Blomkvist por um tempo após o final da trama relatada no terceiro livro da série. A hacker voltou a usar o codinome Wasp e vem tentando invadir os sistemas da NSA, "uma loucura motivada por vingança e com a disposição de ir até as últimas consequências", segundo relatou a MacLehose Press.

Ela também é alvo de um grupo de "cyber gangsters" denominados "Aranhas" e "a violenta falta de escrúpulos dessa conspiração criminosa muito em breve trará terror às ruas bloqueadas de neve de Estocolmo, à equipe Millenium e para os próprios Blomkvist e Salander.

As informações são do jornal britânico "The Guardian".


Endereço da página:

Links no texto: