Folha de S. Paulo


crítica

Renato Teixeira tem obra relançada em caixa especial

Renato Teixeira, 70, ganhou uma edição especial e remasterizada de sua obra completa de 1978 a 1982, realizada na gravadora RCA. A caixa contém, além de um encarte, cinco de seus LPs em formato de CDs. Três ainda eram inéditos nesse formato e trazem réplicas menores das capas originais de quando foram lançados em bolachão.

O primeiro é "Romaria", de 1978, com 12 faixas que, além da consagrada composição homônima imortalizada por Elis Regina (1945-1982), vem com "Sentimental Eu Fico" e "Viola Malvada".

Gustavo Epifânio/Folhapress
Renato Teixeira canta durante show em homenagem à Elis Regina em 2015.
Renato Teixeira canta durante show em homenagem à Elis Regina em 2015.

O segundo CD, "Amora", de 1979, traz dez faixas originais, mais três extras: "Murro N' Água", "Minha Triste Casa Grande" e "Frete", tema que embalou as aventuras dos caminhoneiros Pedro (interpretado por Antônio Fagundes) e Bino (interpretado por Stênio Garcia) em "Carga Pesada", série de televisão exibida pela Rede Globo.

O terceiro é "Garapa", de 1980, disco que não emplacou sucessos, mas nem por isso é ruim. Pela primeira vez, está sendo lançado em CD.

Além das dez faixas originais, entre elas, "Cantor", "Rural" e "Invernada", traz uma faixa extra com a canção "Terumi". A parceria de dois excelentes compositores, Geraldo Rocca e Paulo Simões, é bem registrada por Teixeira em "Rio Abaixo".

Quarto na ordem cronológica, e também estreando em CD, "Uma Doce Canção" traz o mestre Dominguinhos (1941-2013) em duas faixas: "Amizade Sincera"–homônima aos dois últimos CDs e DVDs de Teixeira com Sérgio Reis–, e "Pássaro Humano". Também conhecida é a música "O Maior Mistério", parte da trilha da novela "O Amor É Nosso", exibida na Globo em 1981.

Quinto e último, "Um Brasileiro Errante", antes inédito em CD, chega agora com suas dez faixas originais. Entre elas, "Maio" e "Doradinho".

Ouvindo os CDs, percebe-se fácil que Teixeira é compositor nato. Suas músicas grudam como chiclete. Suas melodias são assobiáveis e suas letras facilmente entendidas. Não há mistério, enigma, truque ou magia. Só poesia. O simples sempre imperou, desde o início de sua carreira.

MANTEIGA

O box, entretanto, tem um grave defeito. A herdeira do acervo da RCA–Victor, a Sony Music, deslizou feio no design da caixa e das capinhas.

Os discos caem das capas e essas deslizam do box como se fossem amanteigadas. Faltou capricho na elaboração do invólucro da obra de um artista que merecia, no mínimo, uma caixa bem feita. Simples assim.

FAIXAS IMPERDÍVEIS

"Romaria" ("Romaria" 1978) – Consagrou o compositor ao retratar um retirante sem sossego, mas cheio de fé

"Sentimental Eu Fico" ("Romaria", 1978) – Gravada por Elis Regina, também ajudou a consagrar o compositor

"Amora" ("Amora", 1979) – Foi um dos principais temas da novela "Cabocla", da TV Globo, em 1979

RENATO TEIXEIRA – OBRA COMPLETA NA RCA DE 1978 A 1982
ARTISTA Renato Teixeira
GRAVADORA Sony
QUANTO R$ 80
AVALIAÇÃO muito bom


Endereço da página: