Folha de S. Paulo


Animação "Divertida Mente" seduz cada geração de modo único

Há tempos que os desenhos animados de longa-metragem tentam se posicionar bem na gangorra que é agradar às crianças e também aos adultos que as levam aos cinemas. "Divertida Mente", em cartaz no Brasil, resolve a questão com primor.

Pensando numa espécie de máquina capaz de medir a adequação do filme, é possível dizer que "Divertida Mente" pende para a plateia adulta. Mas não é só isso.

Editoria de Arte/Folhapress

Afinal, desta vez não são carros, robôs, peixes, leões ou outros animais que ganham emoções e inteligência para se comunicar dentro do enredo proposto. Quem ganha sentimentos no filme são... os sentimentos.

"Divertida Mente" é carregado de simbologia, entre complexas e óbvias, mas sempre engraçadas. O ponto de partida da história pode ser um pouco complicado para os espectadores mirins.

A ideia: existe no cérebro de cada pessoa uma sala de controle em que seus sentimentos comandam as reações. Esses sentimentos são representados por pequenas criaturas, de fofinhos a monstrinhos histéricos.

Quem comanda a garota Riley é um quinteto que já faz sucesso nas lojas de brinquedos: Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho. A convivência desses personagens não é lá muito tranquila, mas o comportamento de Riley
desanda mesmo quando Alegria e Tristeza saem da sala de controle e não conseguem voltar.

Com as duas perdidas no cérebro, as atitudes de Riley não seguem em nada o que se espera da normalidade com o trio restante no comando.

A Pixar já produziu outros desenhos com roteiros originalíssimos, como "Toy Story" e "Monstros S/A", para muita gente o melhor longa de animação da história.

Mas, desta vez, deu um passo gigantesco de inovação, e se deu bem.

"Divertida Mente" não é apenas animação fofa e esperta que traz sacadas de roteiro que os adultos apreciam enquanto as crianças ficam ligadas em personagens coloridos e trapalhões e dão gargalhadas em cenas de pastelão.

Os cinco pequenos heróis do filme são, desde o começo, tipos fascinantes que representam reações com as quais os espectadores são confrontados o tempo todo durante suas vidas.

Assim, da mesma forma com que as pessoas têm reações diferentes a cada etapa de sua vida -infância, adolescência, maturidade, velhice-, cada um pode acompanhar as divertidas passagens da história reagindo com mais ou menos intensidade, maior ou menor compreensão.

De certo modo, e nisto está o brilho de um filme extraordinário, "Divertida Mente" pode ser consumido por qualquer geração, cada uma estabelecendo ligação particular com aquilo que vê na tela.

DIVERTIDA MENTE
(INSIDE OUT)
DIREÇÃO Pete Docter e Ronaldo Del Carmen
PRODUÇÃO EUA, 2015, livre
AVALIAÇÃO ótimo


Endereço da página: