Folha de S. Paulo


Com CD de rock 'Guelã', Maria Gadú retorna sem tantos sorrisos

Maria Gadú ganhou com rapidez um público fiel nas redes sociais, que derrama carinho e tesão por ela e é histérico nos shows. Adoração pura.

Os devotos já inundam a rede com declarações apaixonadas para "Guelã", terceiro álbum autoral da cantora, sucessor de "Maria Gadú" (2009) e "Mais uma Página" (2011).

Agora que ela vai para a estrada, está preocupada em não conseguir repetir o paciente ritual de beijos, abraços e fotos com os fãs, dando atenção a vários deles depois de cada show. "Olha que coisa! Sou a menina que não pode mais sorrir", conta à Folha.

Desde que sofreu "um pequeno acidente", ela apresenta uma disfunção crônica no maxilar. "Não tem cura. Tenho uma grande tensão nos tendões do maxilar. Quando eu fico sorrindo muito tempo, tenho dores absurdas no dia seguinte", explica Gadú. "Vão reclamar, porque estou acostumada a dar atenção e sorrir para fotos." O problema, porém, não atrapalha sua fala nem seu canto.

Se ela acredita que seus seguidores poderão estranhar seu comportamento nos camarins, em cima do palco a surpresa será bem maior.

Guelã
Maria Gadú
livro
Comprar

Falar que um disco rompe com os lançamentos anteriores de um artista é comum. Mas, no caso de Gadú, a ruptura é estrondosa. As canções de versos oníricos, pontuadas por refrão, facilmente tocáveis no formato banco e violão, ficaram para trás.

"Guelã" é, praticamente, um disco de pop rock. Traz faixas longas, sem refrão, com sonoridade que cria climas densos. Uma faixa como "Suspiro" pode lembrar músicas do começo da carreira do U2, que construía atmosferas etéreas em faixas lentas.

Gadú concorda que fez um disco longe do formato canção. "Os dois primeiros eram um agrupamento de canções, como um álbum de fotos. Este é um retrato, uma foto só. Está contando uma história."

Todas as faixas, de letras pessoais diretas –"sem estribilhos", diz– foram compostas nos dois últimos anos. "Esse disco foi feito a fogo baixo, costela de porco, sabe? Busquei os timbres, namorei essa sonoridade por muito tempo."

GUELÃ
ARTISTA Maria Gadú
LANÇAMENTO Som Livre
QUANTO R$ 25 (CD)


Endereço da página:

Links no texto: