Folha de S. Paulo


Franklin Martins, ex-ministro de Lula, relê a política em mil canções

O primeiro volume de "Quem Foi que Inventou o Brasil?" é um livro grande e pesado. Com um quilo e 250 gramas, o tijolo de 640 páginas ajuda a construir no imaginário de quem o lê a intensa relação entre a política e a música no Brasil, no período que vai de 1902 a 1964.

O segundo volume, com 512 páginas, abarca de 1964 a 1985; o terceiro, de 1985 a 2002, está previsto para ser lançado no final de julho.

Mastrangelo Reino - 27.jun.2011/Folhapress
O ex-ministro Franklin Martins, autor de
O ex-ministro Franklin Martins, autor de "Quem Foi que Inventou o Brasil?".

Todos contam a história da República brasileira utilizando mais de mil músicas, com gravações disponibilizadas em www.quemfoiqueinventouobrasil.com.

Escritos pelo jornalista e comentarista político Franklin Martins, 66, que durante o segundo mandato do presidente Lula ocupou o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, os livros trazem uma extensa e bem elaborada pesquisa, que teve seu início há 18 anos.

"Na verdade, foram entre 14 e 15 anos de pesquisa. Enquanto estive no governo, não mexi com isso", afirmou Martins à Folha.

A trilogia ganhou do Instituto Tomie Ohtake a exposição "A Música Canta a República". Trata-se de um trabalho multimídia com textos, fotos e trechos de músicas que mostram, de maneira contextualizada, a história da República nacional de uma forma agradável e lúdica.

Martins, que não toca nenhum instrumento, teve o apoio, durante a pesquisa, de pesquisadores como Jairo Severiano, Miguel Ângelo de Azevedo (conhecido como Nirez) e do historiador e crítico musical José Ramos Tinhorão.

Os colaboradores, por exemplo, o ajudaram a localizar uma música sobre o presidente Eurico Gaspar Dutra (1883-1974). "Foi o Nirez quem me disse que havia a canção 'Voxê qué Xabê', cuja letra satirizava a maneira como o Dutra trocava o som do 'c' e do 's' por 'x', ao falar."

Segundo Martins, em todos os países existe uma relação intensa entre a música e a política –que ocorre sobretudo em momentos de confrontos sociais, conflitos políticos, revoluções ou em processos muito traumáticos, nos quais o cancioneiro sobre política surge geralmente com um caráter militante.

Quando o período passa, esse gênero engajado perde força. No Brasil, a composição de música sobre política é permanente, constante.

Perguntado qual seria o gênero musical mais adequado à atual conjuntura política brasileira, o jornalista Martins falou: "É difícil dizer porque parei minha pesquisa em 2002, mas pelo que sinto, acho que o rap e o funk continuam muito fortes".

Durma-se com um barulho desses.

A MÚSICA CANTA A REPÚBLICA
QUANDO de ter. a dom., das 11h às 20h; até 2/8; abertura no sábado
ONDE Instituto Tomie Ohtake, av. Faria Lima, 201, tel. (11) 2245- 1900
QUANTO gratuito

QUEM FOI QUE INVENTOU O BRASIL? (1 e 2)
AUTOR Franklin Martins
EDITORA Nova Fronteira
QUANTO R$ 68,90 cada volume
LANÇAMENTO seg. (22), às 19h, na Livraria Cultura, av. Paulista, 2.073, tel. (11) 3170-4033


Endereço da página: